Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
22ª COMPARSA DA CANÇÃO DE PINHEIRO MACHADO TERÁ ACESSO GRATUITO
22ª COMPARSA DA CANÇÃO DE PINHEIRO MACHADO TERÁ ACESSO GRATUITO
Por: Lucas Rohãn
Pinheiro Machado se prepara para a 22ª edição da Comparsa da Canção, festival de música regional gaúcha que acontece junto a Feira e Festa Estadual da Ovelha (FEOVELHA). Para esta edição, o festival passou por várias reformulações. A que mais interessa ao público é que, pela primeira vez, o evento será totalmente gratuito. Não será cobrado ingresso para assistir às apresentações das músicas concorrentes e para os shows. “Com isso queremos fazer da Comparsa, cada vez mais, um evento para o povo”, justifica o prefeito de Pinheiro Machado, Luiz Fernando Leivas.
O festival, criado como um evento secundário à FEOVELHA, busca a sua legitimidade. O evento quer se firmar importante como Festival de Música. Mesmo assim, é impossível pensar em Comparsa sem ligá-la à ovinocultura. Por isso o troféu para a melhor composição que fale sobre o tema está mantido. “É importante que a letra realmente fale sobre a ovinocultura. Em tempos passados, bastava haver a palavra ‘ovelha’ dentro da letra e a composição já concorria ao troféu”, esclarece Delci Oliveira, diretor artístico da Comparsa e integrante da Comissão de Organização. E parece que os concorrentes entenderam o recado. Mesmo sem a antiga Linha da Ovelha, que no início obrigava as canções a falarem sobre ovinocultura, quatro compositores selecionados este ano falam sobre o tema. Foram 291 músicas inscritas e, destas, 14 foram selecionadas. Para Delci Oliveira, isso significa que as canções escolhidas são de reconhecida qualidade. “Os jurados priorizaram, antes de qualquer coisa, a qualidade das composições”.
As outras modificações dizem respeito ao regulamento. Este ano, os intérpretes e músicos poderão defender apenas uma composição. A nova regra dá oportunidade para que mais músicos participem e oferece chances iguais para todos os concorrentes.
Os músicos locais terão espaço na Comparsa da Canção de 2009. Uma noite dos shows foi reservada para eles. No entanto, nenhuma das 14 músicas que concorrem ao grande prêmio são representantes de Pinheiro Machado. Esta foi mais uma mudança no regulamento: os jurados não foram obrigados a incluir concorrentes locais, atendo-se apenas à qualidade das canções. Para Delci Oliveira, há necessidade de aprimoramento dos músicos locais para que participem com canções mais competitivas. Por este motivo, a Prefeitura de Pinheiro Machado pretende criar um novo evento exclusivo para os talentos da cidade. A chamada “Comparsinha”, uma prévia da Comparsa, deve ser realizada no último trimestre deste ano e vai classificar canções para a Comparsa de 2010.
Os jurados deste ano são: Juarez Machado de Farias, advogado, poeta e radialista. Autor de dois livros de poemas regionalistas: VERSO DE AZUL, publicado em 1995, e POR AQUI AS CASAS FALAM, publicado em 2008; Frutuoso Luiz de Araújo, compositor e músico. Fundador do Grupo Os Serranos, Médico Veterinário, Doutor em Doenças Infecciosas, professor aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e Leonardo Oxley Rodrigues, bacharel em violino pela UFPel, onde atuou como professor do Instituto de Letras e Artes e do Conservatório de Música. Integrou o Conjunto de Música Antiga e o Quarteto de Cordas da mesma universidade. Atuou como primeiro violino da Orquestra Sinfônica de Pelotas. Atualmente responde pela regência, arranjos, preparação vocal e performance instrumental do Coral UCPel. É professor do Curso de Produção Fonográfica da UCPel.
A 22ª Comparsa da Canção de Pinheiro Machado começa na próxima sexta-feira, dia 30 de janeiro, a partir das 21 horas no Parque Charrua. A abertura será com o grupo Sonido Del Alma Gaucha, de Bagé. Após, serão apresentadas seis músicas concorrentes e o encerramento será com o show de Joca Martins. No dia 31 de janeiro, sábado, um show com músicos locais abre a noite da Comparsa, que tem logo em seguida as apresentações de mais oito músicas concorrentes e o encerramento com show de Gilberto Monteiro. Na noite de domingo, dia 1º de fevereiro, a Comparsa da Canção começa com a reapresentação das 14 músicas que disputam o grande prêmio. Enquanto os jurados decidem as vencedoras, o público contará com o show da cantora Shana Müller. Após o show, serão divulgadas as grandes vencedoras e os prêmios e melhor intérprete, melhor instrumentista e melhor tema dedicado a ovelha.
Durante as apresentações das músicas o público poderá acompanhar as letras através de uma publicação especial. A Revista da Comparsa está sendo editada pela primeira vez e terá, além das músicas, reportagens especiais sobre a cidade de Pinheiro Machado, a FEOVELHA e a história da Comparsa.
A 22ª Comparsa da Canção é uma realização da Prefeitura de Pinheiro Machado, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com apoio do Sindicato Rural da cidade e da Brigada Militar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário