Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs
quinta-feira, 18 de março de 2010
3ª Ação Internacional
Marcha Mundial de Mulheres chega a São Paulo nesta quinta (18)
por Luiz Carvalho
* Foto: Foto: Dino Santos
Movimento que contou com intensa participação
da CUT chega à capital paulista
A 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial de Mulheres (MMM) termina nesta quinta-feira (18) diante do estádio do Pacaembu. O ato politico de encerramento acontece a partir das 14h.
Por dez dias, cerca de três mil manifestantes de diversas etnias, orientação sexual e de todos os estados do País vivenciaram lições de solidariedade ao caminhar, comer, dormir e acordar lado-a-lado para defender uma sociedade com direitos iguais para homens e mulheres.
Com o tema “Seguiremos em marcha até que sejamos todas livres”, a jornada deixou Campinas em 8 de março e passou por Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí, Várzea Paulista, Cajamar, Jordanésia, Perus e Osasco defendendo a autonomia econômica das mulheres, o acesso a bens comuns e serviços públicos, a paz e a desmilitarização, além do fim da volência contra as mulheres.
Durante o trajeto de cerca de 100 km, as companheiras puderam discutir temas como economia solidária e feminista, educação não sexista e não racista, soberania alimentar e a maternidade como decisão e não como destino.
Para Rosane Silva, Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, entidade que participou da construção desta e das outras ações internacionais, a mobilização no ano do centenário da declaração do Dia Internacional da Mulher colaborou para avançar na concepção feminina. “Nesses 10 dias pudemos conhecer a experiência de mulheres de outros movimentos e mostrar quais são as principais lutas das trabalhadoras do movimento sindical para a transformação da nossa sociedade em um modelo igualitário e não patriarcal. Ao mesmo tempo em que praticamos a luta social, de botar o pé na estrada, também promovemos oficinas de formação e discutimos o conjunto dos temas que estão na plataforma da MMM, construída coletivamente”
A previsão é que a marcha parte do município de Osasco, onde as mulheres estão alojadas, por volta das 13h e siga até a estação de trem local. A partir dali, todas embarcarão rumo à estação Barra Funda, de onde caminharão até o ponto final, num trajeto de cerca de 7 km.
ATO DE ENCERRAMENTO DA 3ª AÇÃO INTERNACIONAL DA MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES
Nesta quinta-feira, dia 18 de março, a partir das 14h
Praça Charles Miller, diante do estádio do Pacaembu, em São Paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário