Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs
domingo, 13 de julho de 2008
Série de publicações traz informações sobre regiões metropolitanas
Série de publicações traz informações sobre regiões metropolitanas
Os interessados na discussão a respeito de políticas públicas para melhoria da gestão de regiões metropolitanas contarão a partir de agora com um instrumento que reúne informações sobre 11 dessas regiões no Brasil. Trata-se da série “Como Andam as Regiões Metropolitanas”, lançada nesta semana pelo Ministério das Cidades, durante a cerimônia de posse do Conselho das Cidades, em Brasília.
O trabalho inaugura a coleção Estudos e Pesquisas do Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC). Composta por 11 volumes, a coletânea apresenta estudos sobre hierarquização e identificação de espaços urbanos, bem como propõe a construção de uma tipologia para as cidades brasileiras. Pesquisadores do Observatório das Metrópoles, entidade que reúne representantes de diversas universidades do País e que atuou em parceria no projeto, analisam 11 regiões metropolitanas do Brasil – São Paulo, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém e Goiânia –, além do aglomerado urbano de Maringá, no Paraná.
Acesso - A gerente de capacitação da Pasta, Eglaísa Cunha, uma das organizadoras da publicação, explica que o objetivo do trabalho é tornar público o vasto material que o Ministério das Cidades dispõe sobre a situação das regiões metropolitanas. “Desde a criação do Ministério, realizamos estudos e diagnósticos sobre temas que servem de subsídio para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. O objetivo da coleção Estudos e Pesquisas do Programa Nacional de Capacitação das Cidades é disponibilizar essas informações”, ressalta Eglaísa.
Para o ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, “o conteúdo da série contribui para ampliar e qualificar a discussão em torno de políticas públicas que aprimorem as propostas de regulação e gestão de cooperação e intervenção articulada nas regiões metropolitanas”.
As publicações da série “Como Andam as Regiões Metropolitanas” podem ser acessadas por meio do endereço eletrônico do www.cidades.gov.br .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário