Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Partido Socialista confirma predomínio na política venezuelana
Caracas (Prensa Latina) As eleições regionais de ontem confirmaram o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) como a primeira organização política do país sul-americano com um amplo predomínio nos governos regionais.
Segundo previsões do PSUV, a organização liderada pelo presidente Hugo Chávez obteve mais de 5 milhões e 600 mil votos, enquanto todos os partidos opositores somaram algo mais de 4 milhões.
Segundo o primeiro boletim do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), quando faltam por definir os estados Carabobo e Táchira, os socialistas venceram em 17 dos 20 estados definidos, para garantir a maioria no mapa político da nação. Os resultados implicam para o PSUV a recuperação de quatro estados que estavam nas mãos da oposição, Aragua, Guárico, Sucre e Trujillo, cujos governadores venceram com o apoio de Chávez, mas passaram depois para o bando de seus adversários.
Os opositores mantiveram os estados Zulia e Nueva Esparta e ganharam Miranda, além da Prefeitura Metropolitana de Caracas, onde Antonio Ledezma venceu por seis pontos o ex-ministro de Educação Aristóbulo Istúriz.
Para além de cifras, as eleições confirmam uma mudança radical da política venezuelana, dominada durante quase meio século, até 1998, pelos partidos Ação Democrática e COPEI, desbancados por Chávez, levantado por um amplo movimento popular.
As mudanças políticas refletiram também uma ampla participação da população neste tipo de eleições com a assistência de 65,45% dos eleitores, muito acima da média habitual para votos de caráter regional.
As eleições foram realizadas depois de uma dura campanha que polarizou as forças políticas entre partidários e adversários de Chávez e convocados para votar dos dois lados, a diferença de eleições anteriores.
Para Chávez, quem minutos após saber dos resultados celebrou o triunfo e reconheceu a derrota nos estados ganhos pela oposição, trata-se de um exemplo de democracia com umas eleições que decorreram em paz, apesar da polarização.
O PSUV, em sua primeira contenda eleitoral, triunfou em Yaracuy, Delta Amacuro, Vargas, Apure, Aragua, Barinas, Bolívar, Cojedes, Falcón, Guárico, Lara, Mérida, Monagas, Portuguesa, Sucre, Trujillo e Anzoátegui.
Texto: Prensa Latina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário