Com sete regionais reunidas no último sábado (09) na sede da Unisol Brasil em Porto Alegre/RS, o Fórum Gaúcho de Economia Popular e Solidária (FGEPS) deu início na recomposição da Coordenação ampliada e executiva, definiu representação no Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e elaborou forma de participação no Seminário Região Sul dos fóruns regionais de Economia Solidária do RS, SC e PR a realizar-se em Blumenau de 20 a 24 de outubro. O tema das Eleições 2010 e a organização de uma grande plenária estadual em novembro, também foram pautas debatidas por mais de 30 dirigentes regionais.
Por Lucio Uberdan.
Coordenação ampliada e executiva.
O FGEPS de posse dos nomes já eleitos por vários fóruns regionais começou a montagem da composição da coordenação e da executiva para os próximos 2 anos, a nominata deverá ficar completa até a plenária geral do Fórum a realizar-se durante a Feira Estadual de Economia Solidária na última semana de novembro. Segundo regimento do FGEPS, cada regional (12) elege 5 representantes, sendo 3 de empreendimentos econômicos solidários, 1 de entidade de apoio e 1 de gestores públicos. As redes e movimentos sociais terão um integrante cada na coordenação ampliada. A executiva do FGEPS por sua vez é composta por 6 representações de EES, 3 de entidades de apoio, 3 de gestores públicos, 1 de rede e 1 de movimento social.
Representação no FBES e Seminário Região Sul dos fóruns regionais de Economia Solidária do RS, SC e PR.
A plenária estadual do FGEPS definiu por referendar novamente as 3 representações que já fazem a representação do FGEPS junto ao FBES, sendo 2 representantes de EES e 1 de entidade de apoio. Frente à pauta do seminário regional, a plenária já acolheu algumas indicações, com a existência de vagas ainda em aberto a coordenação da mesa assumiu a responsabilidade de provocar as regionais no acolhimento de mais nomes para participação no seminário de Blumenau/SC.
Eleições 2010 – Orientação de voto a Dilma Rousseff.
O tema das eleições 2010 também foi pauta da reunião estadual, foi consenso entre os presentes que a eleição de Tarso Genro no estado poderá abrir um novo momento de crescimento da Economia Solidária no Rio Grande do Sul, bem como, que a candidatura Serra (PSDB) para presidente cria um clima de preocupação e insegurança com relação à existência e permanência de políticas públicas de Economia Solidária no âmbito federal. Foi lembrado que no Rio Grande do Sul o governo Yeda Crusius (PSDB) foi responsável pela liquidação completa das políticas públicas de Economia Solidária criadas durante a gestão de Olívio Dutra. Nessa perspectiva, a plenária do FGEPS por unanimidade definiu orientação de apoio a candidatura Dilma Rousseff no 2º turno, definiu também que reproduzirá carta de apoio da Economia Solidária à Dilma para envio as 12 regionais gaúchas, solicitando a distribuição no mínimo aos 2 mil empreendimentos de Economia Solidária (SIES) do estado até a eleição.
Plenária do FGEPS na Feira Estadual de novembro 2010.
Ficou definido pelas regionais presentes, que a finalização da composição da coordenação e da executiva se dará durante a plenária geral do FGEPS na próxima feira estadual, será também priorizado na plenária um amplo debate sobre o programa de Economia Solidária para o estado a ser proposto como diálogo ao novo governo estadual, bem como, um profundo debate sobre o PL 336/2007 recentemente aprovado na Assembléia Legislativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário