Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

sábado, 8 de janeiro de 2011

As potencialidades da economia solidária na redução das desigualdades de gênero

As potencialidades da economia solidária na redução das desigualdades de gênero

http://contramachismo.files.wordpress.com/2010/12/flor_1.jpg
“As potencialidades da economia solidária na redução das desigualdades de gênero” Por Élen Cristiane Schneider – Mestranda em Sociologia (UFRGS) Bolsista CAPES.
O artigo em questão busca averiguar as possibilidades de haver, no âmbito dos grupos de economia solidária, elementos capazes de favorecer a superação das desigualdades de gênero. Conduz-se essa questão-chave por meio de um tripé analítico: a) a mulher-sujeito, que se constitui e se reconhece em suas práticas cotidianas; b) economia solidária como conceito e como forma de trabalhar; c) o retrato brasileiro da participação das mulheres na economia solidária e as possibilidades de redução das desigualdades de gênero na prática de um trabalho solidário. Respalda-se em pesquisa concluída no ano de 2008, que buscou inferir a contribuição da economia solidária para a redução das desigualdades de gênero, a partir de uma análise realizada aos empreendimentos formados por mulheres, utilizando um corpus de dados constituído pelo Primeiro Mapeamento Nacional da Economia Solidária no Brasil e por entrevistas realizadas na IV Plenária Nacional de Economia Solidária, com lideranças de diversos estados do país.
Acesse a íntegra do artigo (pesquisa) AQUI

Se gostou acima, leia mais abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário