Sindipolo-RS, CNQ e Icem organizam atividade que acontece nos dias 30 e 31 de março
Escrito por: CNQ-CUT
Nas últimas década, a sociedade contemporânea vivenciou grandes transformações nos meios de produção. Entre estas, está a reestruturação produtiva, com forte caráter destrutivo, resultando em um forte desemprego e uma enorme precarização do trabalho, principalmente através da terceirização. Hoje, mais de 1,2 bilhão da força mundial de trabalho (dados da OIT), estão ou desempregadas ou em empregos precarizados.
Neste cenário, a terceirização expressa uma lógica onde vale o capital e a força de trabalho só serve para a reprodução deste mesmo capital.
Compreender um pouco melhor os efeitos, as conseqüências para os trabalhadores e as formas de se contrapor a lógica da terceirização, que desumaniza e fragmenta a classe trabalhadora em benefício das empresas e do capital, é um desafio que propomos para ser discutido neste Seminário.
Durante o encontros, serão debatidos temas como estudos sobre terceirização, projetos em debate no Congresso Nacional sobre a questão, experiências dos Sindicatos, as melhores práticas de combate à terceirização e desafios do próximo período, entre outros.
Serviço:
QUANDO: Dias 30 e 31 de março de 2011
ONDE: No auditório do Sindipolo
OBJETIVOS: Debater o tema terceirização e seus reflexos para os trabalhadores(as) do ramo químico; debater os projetos de Lei sobre o tema em debate no Congresso Nacional; identificar as ações politicas e/ou jurídicas que os Sindicatos vem realizando no combate a tercerização e os resultados alcançados; identificação de boas práticas de combate a tercerização.
PÚBLICO ALVO: Trabalhadores(as) e representações sindicais do ramo químico, de outras categorias da cadeia petroquímica e segmentos interessados no tema.
PROGRAMAÇÃO
30/03/2011- Quarta-feira
14h00 – Abertura da atividade
14h30 – Estudo sobre terceirização – Juiz do Trabalho
– Debate com a plenária
16h15 – Intervalo para café
16h30 – Projetos em debate no Congresso Nacional
sobre o tema terceirização - Marilane Oliveira Teixeira,
economista, doutoranda e pesquisadora do tema das
relações de trabalho - Assessora econômica da CNQ
– Debate com a plenária
18h00 – Encerramento do 1º dia
31/03/2011 - Quinta-feira
9h00 – Apresentação dos Sindicatos
11h00 – Intervalo para café
11h15 – Debate sobre as melhores práticas de combate
à terceirização e desafios do próximo período
14h00 – Considerações Finais - Encerramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário