Representação dos movimentos culturais está preocupada com a lentidão da prefeitura em encaminhar projeto de lei que cria conselho
Reunidos no final da tarde desta quarta feira (15), representantes dos mais diversos setores culturais de Santa Cruz do Sul que compõe o Fórum Municipal de Cultura desde 2008 debateram a lentidão no envio do projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Cultura.
Segundo o fórum a criação do Conselho deveria ter acontecido no final de 2009 após a Conferência Municipal de Cultura, mas tem sido protelado em função do projeto de lei proposto pelo executivo, encaminhado à Câmara Municipal e posteriormente retirado, não incluir a maioria da sociedade civil na sua composição e não possuir caráter fiscalizador.
A ausência das reivindicações do Fórum no projeto de lei tem distanciado a iniciativa do executivo das demandas apontadas pela população durante a Conferência. Segundo o Artista Plástico Joe Nunes, o executivo municipal não tem se mostrado sensível às reivindicações do movimento cultural, pois está protelando a inclusão de pontos importantes para garantir o conselho paritário e fiscalizador das ações e recursos que devem ser aplicados em cultura em Santa Cruz do Sul. “Nós queremos que o conselho seja implantado e queremos que ele de fato tenha um papel a cumprir, como foi proposto o conselho, não garante papel importante nas definições das políticas de cultura no município. Se a prefeitura respeitasse o que foi apontado pela Conferência de Cultura já teríamos o Conselho desde 2009”. Afirma o artista.
O Fórum ainda reivindica uma reunião com o executivo para tratar da inclusão no projeto de suas propostas, indignados com a ausência de uma resposta positiva, os agentes culturais esperam ser recebidos nesta quinta feira pela Secretária de Educação e Cultura.
Segundo a Coordenadora do departamento de Cultura, Marli Silveira o projeto deve ser encaminhado ao legislativo nesta sexta-feira mas não deu detalhes se o projeto de lei garante a inclusão das propostas do Fórum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário