Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

terça-feira, 14 de setembro de 2010

X Festival de Música da APCEF/RS comprovou a arte e o talento dos(as) nossos(as) associados(as)!
O último sábado, dia 11, foi dia de congraçamento e celebração cultural, com a X edição do Festival de Música da APCEF/RS! O público lotou o Galpão Crioulo para prestigiar as onze canções selecionadas, comprovando mais uma vez a alta qualidade poética e musical dos(as) nossos(as) associados(as)! Rock, milonga, canção, toada, hip-hop rock, pop rock, zamba e rock gaúcho comprovaram a riqueza da musicalidade do povo do Rio Grande do Sul!

O primeiro colocado irá representar a APCEF/RS na X edição do Música Fenae, em Goiânia! Além disso, outras premiações foram concedidas, como de melhor música, melhor intérprete, melhor letra, melhor melodia, melhor arranjo, melhor instrumentista e música mais popular.

O público foi brindado com o show de abertura da banda Funkalister, que já anunciava que o clima da noite seria de apreciação de música da mais alta qualidade!


Público lotou o Galpão Crioulo para pretigiar o Festival Musical

Na abertura do evento, o cerimonialista Iran Pas abriu os trabalhos, reforçando que a promoção da cultura é a marca da APCEF/RS. O diretor Cultural Paulo Casa Nova saudou a todos(as), dizendo que o Festival é a comprovação da alta qualidade musical de nossos(as) associados(as). O diretor de comunicação e imprensa da Fenae, Daniel Gaio, ressaltou a qualidade e tradição do Festival gaúcho. Representando a Agea, marcou presença o presidente Sérgio Atair dos Santos.


O diretor Cultural da APCEF/RS, Paulo Casa Nova, o representante da Fenae, Daniel Gaio e o cerimonialista Iran Paes

A seguir, a diretora presidenta Célia Zingler convidou a todos(as) para as programações culturais da Associação, destacando a nova Oficina Bilíngue português-Francês ministrada pelo ex-patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, Alcy Cheuiche, "Entre o Sena e o Guaíba".

A seguir, a primeira canção da noite trouxe pai e filha lado a lado: Nilo Motta e Mariel Bolzan, participaram do Festival com a milonga "Crinas de coração". Segundo eles, o Festival é um importante evento cultural porque oportuniza a visibilidade do trabalho dos(as) empregados da Caixa.


Nilo Motta, sua filha Mariel Bolzan e banda interpretando "Crinas de coração"

Tomas Barth e sua banda participaram com três canções: "Serenata", "Das Nossas Vidas" e "O Sol Nosso de Cada Dia". Ele destaca a oportunidade de registrar o trabalho em CD: "é uma boa opção para bandas que estão começando."


Tomas Barth apresentou suas três canções

Rogenio Reichembach trouxe a toada "Palavras" para participar do Festival. O associado comenta que o Festival está além do caráter competitivo: "O valor do Festival é a disseminação da cultura, seja ela de raiz nativista ou de cunho urbano. Com certeza, quem ganha não são apenas os artistas, mas também o público, conhecendo novos trabalhos de excelente qualidade."


Rogênio interpreta a toada "Palavras"

Angelino Rogério veio de Cruz Alta e participou com a canção "Teu olhar". Segundo ele: "O festival é uma boa forma de motivar os novos colegas músicos e agregar os que são apaixonados pela música."


Angelino Rogério interpreta a canção "Teu olhar"

Valéria Bassols foi a intérprete da zamba "Maria Catadora da Penha", participando pela primeira vez do Festival: "Sinto-me muito satisfeita em participar e representar a mulher, sendo uma intérprete feminina."



Laerte Fortes veio de Canela para apresentar sua milonga "Rio de Rimas". O músico destaca que o evento é uma oportunidade de rever os amigos. Mesmo sendo participante de outras edições, ele destaca: "Cada Festival é uma novidade."


Laerte Fortes apresentou a milonga "Rio de rimas"

Marcelo de Marchi participou com duas canções, "Crack nem pensar" (hip-hop) e "Mente Sã"(pop rock). O associados e também conselheiro da APCEF/RS enfatiza que este é um espaço para revelar novos talentos: "Existe muita produção e muita gente boa fazendo cultura aqui na Associação, e o Festival mostra isso."


Marcelo de Marchi participou com duas canções com sonoridades diferentes: hip hop e pop rock

Jorge Hugo, que participou com a canção "Rock e Chimarrão" é ligado ao Festival desde sua primeira edição e destaca sua paixão pela arte: "É uma forma de prestigiar o(a) associado(a) e trazer para o público o que se produz em cultura dentro da Associação."


Jorge Hugo apresentou a música "Rock e Chimarrão"

Após as apresentações, uma pausa para o jantar aumentou ainda mais a expectativa para o grande momento, de revelar os vencedores! A comissão avaliadora, integrada por Vera Catarina de los Santos, Francisco Luiz e Luiz Andrade tiveram a difícil missão de escolher apenas alguns trabalhos. Todos os jurados foram unânimes em concordar que a qualidade técnica dos trabalhos apresentados foi excelente.


A comissão avaliadora: Vera Catarina de los Santos, Francisco Luiz e Luiz Andrade

Confira os premiados:

1º Lugar: "Teu olhar" - letra, música e intérprete: Angelino Rogério

Melhor intérprete:Angelino Rogério, por "Teu olhar"

Melhor letra: "Maria Catadora da Penha", por Athos Miralha da Cunha

Melhor melodia: "Teu olhar" - letra, música e intérprete: Angelino Rogério

Melhor arranjo: "Teu olhar" - letra, música e intérprete: Angelino Rogério

Melhor instrumentista: Marcelo de Marchi

Música mais popular: Maria Catadora da Penha - letra de Athos Miralha da Cunha, música de Ilberto Trentin e interpretação de Valéria Bassols

Angelino Rogério foi o grande vencedor, que irá representar a APCEF/RS na X edição do Música Fenae, em Goiânia. Para o intérprete da canção "Teu Olhar", o trabalho não teria sido possível sem a parceria dos amigos da banda, a quem dedica seus agradecimentos especiais: Duda Trilha, Badê Coradini, Adônis de Freitas. E, para sintetizar o espírito romântico da canção, não faltou um agradecimento especial à esposa Maria Neuza.


Angelino Rogério (segundo, direita para a esquerda) e banda

A diretoria da APCEF/RS agradece mais uma vez a participação de todos no evento, lembrando que todos estão de parabéns pelo empenho e pelo esforço, que resultou em um Festival com ampla qualidade musical! Agora é torcer pelo nosso represente no X Música Fenae, que acontece em dezembro!


Os participantes do Festival com a diretora presidenta Célia Zingler

publicado por Comunicação APCEF/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário