Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Contra a retirada de direitos

CNQ-CUT manifesta total solidariedade à luta dos trabalhadores e trabalhadoras na Braskem nos EUA

Escrito por: CNQ-CUT

A Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT) acompanha com atenção a luta dos trabalhadores da unidade da Braskem, em Neal, no Estado de Virgínia Ocidental (West Virginia), nos Estados Unidos.
De acordo com informações recebidas de representantes sindicais daquele país, cerca de 70 funcionários da unidade paralisaram as atividades em 15 de agosto e, desde então, eles vêm resistindo contra a intenção da empresa de retirar direitos, como plano de saúde, complementação de aposentadoria e regras de trabalho.
O Sindicato, que representa esses companheiros, é filiado à Central United Steelworkers, (USW) , uma confederação sindical dos trabalhadores nos EUA e Canadá.
Brasil e EUA
Situação semelhante é também enfrentada pelos trabalhadores e trabalhadoras nas unidades da Braskem no Brasil.
O avanço monopolista da empresa no setor petroquímico brasileiro é motivo de preocupação da CNQ-CUT e foi denunciado diversas vezes ao governo e à sociedade em geral.Com as mudanças recentes que ocorreram nesse setor, a Braskem surge com poder absoluto para ditar os preços das matérias.
Entendemos também que qualquer monopólio privado na indústria petroquímica é danoso à sociedade em geral. Já para os trabalhadores, as conseqüências são desastrosas. Observamos a intensificação do ritmo de trabalho, a falta de mecanismos democráticos de participação nas decisões da empresa.
A Braskem intensificou a precarização das relações de contratação de trabalho, especialmente no que diz respeito às condições de segurança e saúde, além de adotar práticas anti-sindicais. Situação essa que é constantemente denunciada pela CNQ e pelos sindicatos do ramo.
Da mesma forma que repudiamos a postura que a empresa adota em nosso país, repudiamos também - com veemência - essa mesma prática que a Braskem adota contra os companheiros estadunidenses e, daqui do Brasil, apelamos para que a empresa ponha fim ao conflito, garantindo os direitos e atendendo às reivindicações desses trabalhadores.
A Confederação Nacional do Ramo Químico manifesta total solidariedade e apoio à luta dos companheiros da Braskem nos Estados Unidos. Nosso compromisso é sempre com os interesses da classe trabalhadora, independente de fronteiras geográficas ou da origem das empresas que violem esses direitos, pois sabemos muito bem que a face do capital é única e perversa em qualquer país.
Confederação Nacional do Ramo Químico – CNQ-CUT
Novembro de 2010
Antenor Eiiji Nakamura – Kazu - Coordenador Geral da CNQ-CUT
Fábio Augusto Lins - Secretaria de Relações Internacionais da CNQ-CUT 
Cairo Garcia Corrêa - Secretaria Setorial Petróleo e Petroquímica da CNQ-CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário