Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

sábado, 13 de novembro de 2010

Seminário na Venezuela debate mídia e fortalecimento da democracia

Seminário na Venezuela debate mídia e fortalecimento da democracia


CUT participa do evento de 17 a 20 de novembro em Caracas

Da pagina da  CUT

A convite do Parlamento Latino-americano e do Conselho de Estado da República de Cuba, a Secretaria Nacional de Comunicação (Secom/CUT) participará em Caracas, de 17 a 20 de novembro, do Seminário “Os meios de comunicação no fortalecimento da democracia”.
Rosane Bertotti, secretária nacional de comunicação da CUT e membro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), será palestrante na mesa “Comunicação e informação: soberania comunicacional dos Estados, democratização do espectro radioelétrico e a Nova ordem informativa internacional”, ao lado do equatoriano Oswaldo León, diretor da Agência Latino-americana de Informação (ALAI), do jornalista Maurício Rodriguez, ministro da Comunicação e Informação da Venezuela, e do jornalista argentino Ernesto Espeche, diretor do curso de Comunicação Social da Universidade Nacional de Mendoza.
O assessor da Secom/CUT, membro do Coletivo de Comunicação das Centrais Sindicais do Cone Sul e do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, Leonardo Wexell Severo, debaterá “A democracia participativa como emancipação. Os movimentos sociais” com o ex-procurador geral da Venezuela, embaixador Isaias Rodriguez, e o diretor da Biblioteca Nacional da Argentina, Horácio Gonzáles.
O evento faz parte da VIII Cúpula Social pela União Latino-americana e Caribenha e da II Conferência Internacional Bolívar-Lincoln-Martí: “O Bicentenário ante a crise da civilização no econômico, alimentar, energético, ambiental, gênero e ética: respostas desde a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas)”.
O encontro internacional tem como objetivo desenhar e definir, conjuntamente com organizações e movimentos sociais do mundo, uma agenda comum desde o Sul frente à crise do capitalismo globalizado. De acordo com os organizadores, “se trata de romper com o colonialismo ideológico representado pelo pensamento único neoliberal, um dos principais mecanismos de reprodução das relações sociais do capital e, portanto, um dos principais obstáculos para a construção de uma nova sociedade”.
"Nossa central tem avançado muito neste debate e, além de estar investindo pesado na construção de meios próprios para dar maior visibilidade às suas concepções classistas e ao mundo do trabalho, com o seu portal, a rádio e tv web, vem ampliando sua articulação com o conjunto dos movimentos sociais e com as demais centrais do continente para que mostremos nossas ideias, avanços e conquistas", declarou Rosane Bertotti. 
Na avaliação da dirigente cutista, "o que está em jogo é um combate político-ideológico entre os que querem democratizar os meios de comunicação, para termos uma efetiva liberdade, com pluralidade, e meia dúzia de famílias que quer manter seus feudos, passando por cima da Constituição e da Justiça". "É para esta batalha que estamos sendo convocados e, como bons democratas, buscamos ampliar ao máximo o diálogo com todos os atores: sociedade civil, empresários e governos. A recente realização da Conferência Nacional de Comunicação, que agora vamos tirar do papel, é um bom exemplo do que a sociedade brasileira tem feito para romper com as cadeias que ainda a oprimem. É uma experiência rica, que precisa ser melhor coletivizada com o conjunto do continente", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário