Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ação Sindical


Escrito por Pau e Prosa Comunicação   

CUT-MT promove I Encontro Estadual da Jornada de Desenvolvimento
 


A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT) promoverá, neste final de semana, dias 29 e 30 de maio, o I Encontro Estadual da Jornada de Desenvolvimento. O encontro ocorrerá a partir das 9 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), em Cuiabá.
 
O encontro discutirá, dentre outros pontos, a Agenda de Modernização das Relações de Trabalho e a Plataforma da CUT para as Eleições 2010. "Será o início dos debates acerca desta agenda, além das diversas formas de desenvolvimento levando em conta a sustentabilidade ambiental e os biomas presentes em Mato Grosso, além da importância da Economia Solidária", resumiu o secretário de Comunicação do Sintep/MT, Julio Viana.
 
A secretária de Formação da CUT-MT e secretária geral do Sindicato, Vânia Miranda, ressaltou a importância do encontro. "O alinhamento destas questões é imprescindível para delinear o projeto político da Central com aquilo que queremos para a classe trabalhadora", frisou. Nesta linha, a Plataforma da CUT para as Eleições 2010 é parte integrante da conformação da estratégia da Central. O documento é resultado de um ciclo de debates e reflexões, iniciado em 2005.
 
Já a Agenda de Modernização das Relações de Trabalho faz parte de um plano elaborado pela CUT/MT, e entregue ao superintendente regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney de Arruda, no final de abril. Intitulado "Plano para a Modernização das Relações de Trabalho em Mato Grosso", o documento propõe ações além daquelas constantes na Agenda do Trabalho Decente (ATD), projeto da Organização Internacional do Trabalho (OIT), adotado pela União e que teve o Estado como o segundo do país a tomar a iniciativa da sua articulação, no ano passado.
 
Proposta - Os três eixos principais da ATD são: prevenção dos acidentes fatais de trabalho, combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil. Segundo o documento, a Central mato-grossense também trabalha a promoção da formação profissional, e a inclusão de jovens e adultos entre 40 e 60 anos no mercado de trabalho. "É possível e necessário analisarmos a redução da grande rotatividade no mercado de trabalho e garantir o emprego formal a todos", frisou. "Para isso, precisamos incluir nesta Agenda, a jornada de trabalho legal, formalização do emprego, melhor infraestrutura da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE/MT) e sua interiorização", explicou Julio Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário