Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

sábado, 15 de maio de 2010

CUT denuncia empresa Basf por práticas antisindicais

Escrito por Impr.Quim. ABC   
Multinacional alemã Basf é denunciada à Coordenação do Ponto de Contato Nacional da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
basfdenunciada.jpgÀs vésperas da Conferência para diagnosticar o déficit do Trabalho Decente na região do Grande ABC, que reúne, por meio do Diálogo Social, empresários, trabalhadores/as e poder público das sete cidades, a multinacional alemã Basf é denunciada à Coordenação do Ponto de Contato Nacional da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A denúncia foi feita pela CUT a pedido da Rede de Trabalhadores na Basf sob a alegação de que a empresa tem "conduta empresarial que não se enquadra nas "Diretrizes para as Multinacionais" daquela organização.
Para justificar a acusação, é citado o uso do Interdito proibitório, o desrespeito ao direito de greve e à negociação coletiva e à demissão de representante dos trabalhadores sem direito de defesa. Segundo Fábio Lins, dirigente do Sindicato dos Químicos do ABC, da CNQ-CUT e Coordenador da Rede de Trabalhadores na Basf América do Sul, a denuncia só foi feita após quatro meses de tentativas de se buscar uma solução através da negociação.
 
Histórico
Os trabalhadores afirmam que em novembro passado, diante de paralisações ocorridas em três plantas produtivas da empresa, entre elas na Basf Demarchi, representantes da multinacional coagiram trabalhadores para que voltassem ao trabalho; desviarem os ônibus e utilizaram de várias viaturas da polícia militar. Também dificultaram a utilização da internet dentro da fábrica, sem dialogar com os representantes dos trabalhadores.
Conduta semelhante aconteceu no caso de demissão por justa causa de um membro da Comissão de Fábrica, ocorrida no mês seguinte à greve, em que também não houve diálogo com o sindicato local. De acordo com a Rede de trabalhadores, a BASF acreditou na versão do chefe de segurança que disse ser ameaçado, e não deu oportunidade de defesa ao membro da Comissão de Fábrica. "O fato mais estranho foi quando a Basf recusou a proposta do Sindicato e da Rede de se abrir uma investigação conjunta sobre o ocorrido, uma vez que existem duas versões sobre o fato", comenta Lins.
"Nossa Rede completou dez anos e tinha conseguido estabelecer, de forma bastante produtiva, o canal do Diálogo Social, mas as diversas atitudes anti-sindicais para acabar com a paralisação de novembro romperam com as ferramentas criadas e desrespeitaram os compromissos estabelecidos em todo esse período, por isso decidimos pela denúncia à OCDE", comenta Lins, reforçando que espera do PCN a moderação desse conflito e a garantia que os direitos fundamentais do trabalho e das diretrizes da OCDE sejam respeitados pela multinacional alemã.
"A denúncia era a nossa última opção, mas como s a Basf jogou fora várias oportunidades de negociação, antes e depois da greve e da demissão, não nos restou alternativa. Ainda não entendemos tamanha negligencia e intransigência".
 
O que é OCDE
OCDE é a sigla da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, uma organização internacional da qual participam as nações mais industrializadas. No campo das relações sindicais, suas Diretrizes falam de respeito à liberdade sindical e à negociação coletiva. Uma denuncia sobre o desrespeito as Diretrizes no chamado PCN (Ponto de Contato Nacional) prevê a investigação e, se provada, a denuncia pública da empresa com o peso da sigla OCDE. Neste momento as Diretrizes passam por uma nova reforma que poderá estendê-las para a cadeia produtiva das multinacionais.
Mais informações podem ser obtidas diretamente com Fabio Lins, no tel. (11) 8693 9557.
 
Foto - CUT-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário