Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

terça-feira, 20 de julho de 2010

Agência DA HORA na cobertura da 30º Coxilha Nativista de Cruz Alta - RS

De 27 de julho á 31 de julho de 2010, você pode acompanhar a todas as emoções da 30º edição da Coxilha Nativista de Cruz Alta, Ao Vivo pela Web RÁDIO e TV DA HORA, e todas as informações no site.
A Coxilha Nativista é um dos mais importantes eventos da música do Rio Grande do Sul. Um marco na história dos festivais de música regional do Brasil. Realizado pela Prefeitura Municipal de Cruz Alta ininterruptamente desde 1981, é uma referência para quem vê na música uma oportunidade de crescimento e projeção artística. Pelo palco da Coxilha Nativista a cada ano passam grandes nomes da música regional do sul do país, bem como muitos tiveram nesse palco o primeiro espaço para expressão da sua arte.

O evento fez com que Cruz Alta se transformasse no grande palco do nativismo gaúcho, dando vez à voz dos artistas de todas as idades.
                                                                                                                          
O termo “COXILHA”, do espanhol “cuchilla”, é um substantivo feminino, um brasileirismo próprio do Rio Grande do Sul. Vocábulo com que designam as elevações acentuadas da campanha rio-grandense, mais freqüentes no Planalto Médio, pedaço de chão crioulo que se destaca pelas grandes e descampadas altitudes.
O termo “NATIVISTA” provém de nativo, “que é natural; que nasce com o indivíduo”. Nativismo, sentimento de amor a terra natal, ao pago, ao chão. O nativismo é um segmento do tradicionalismo, fundamentam-se em toda a sua ontologia e ajuda a caracterizar sua natureza, porém, manifesta-se mais especificamente a nível artístico, pois o seu nascedouro está na Califórnia de Uruguaiana. Enquanto o tradicionalismo tem mais de um século de história, o nativismo está latente na atualidade.

A idéia de realizar um festival de músicas nativas em Cruz Alta surgiu em Santa Maria, após uma comitiva de Cruz Alta, ter assistido a 1ª Tertúlia Musical Nativista. Antes, porém, já se acompanhava a Califórnia de Uruguaiana e outros eventos deste nível, onde a música nativa se fazia presente.

A coxilha deste ano será realizada de 24(Sábado) de Julho á 31(sábado) de Julho de 2010, nos dias 24, 25, 26, 27 serão apresentadas em cada dia 10 músicas da história da Coxilha Nativista, no dia 28 será a fase local, dia 29 será a 26ª edição da Coxilha Piá, no dia 30 a fase geral e dia 31 a final da 30ª edição da Coxilha Nativista, haverá vários shows dentro do evento dentre as grandes atrações está nomes como Dante Ramón Ledesma, Jorge Freitas, João de Almeida Neto, Miguel Marques, Cézar Oliveira e Rogério Mello.

Os jurados da 30ª Coxilha Nativista são:

Arhur Bonilla
Tadeu Martins
Sandro Cartier
Luís Cardoso
Jean Kirchoff

Você pode acompanhar tudo Ao Vivo pela Web TV e Rádio da Hora, além das noticias e fotos do evento no site DA HORA.
Samir Oliveira Lorensett / DA HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário