Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Marco Maia comemora destinação de recursos para projeto cultural
Ministério da Cultura vai destinar R$ 250 mil para realização de festivais em Veranópolis e Jaguari. Deputado busca apoio para mais sete festivais gaúchos.
O Vice-Presidente da Câmara, Marco Maia (PT/RS), reuniu-se nesta terça com o assessor especial do Ministério da Cultura (MinC) Fred Maia, para tratar do projeto "Recriar – O Resgate de Festivais", que busca resgatar tradicionais festivais de música de 12 cidades gaúchas que não são mais realizados, incentivando a cultura regional. A audiência contou com a presença do prefeito João Mário Cristofari e do vereador Eudo Callegaro, de Jaguari, do vice-prefeito de Veranópolis, Paulo Cesar Guzzo, do vereador de Porto Alegre Carlos Comassetto e de Tiago Cesarino e Paulo de Freitas Mendonça, membros da Associação das Comissões Organizadoras de Festivais de Música (Acofem).
Na reunião, Fred Maia afirmou que os projetos dos festivais "Grito do Nativismo Gaúcho" (Jaguari) e "Serra, Campo e Cantiga" (Veranópolis) já estão aprovados pelo Ministério e cada um receberá R$ 125 mil. Os demais ainda estão em análise. "Por meio das reuniões que realizamos, obtivemos total apoio do Ministério da Cultura para este projeto, que é essencial para valorizar e fomentar toda a cadeia produtiva da música gaúcha. Continuaremos trabalhando para garantir a realização dos outros festivais", declarou Marco Maia.
O vice-prefeito Paulo Guzzo agradeceu o apoio do deputado e avalia o impacto da realização do "Serra, Campo e Cantiga" em Veranópolis. "Há doze anos o festival não acontecia por dificuldades financeiras. Vimos no Projeto Recriar uma possibilidade para viabilizar o ressurgimento do ‘Serra, Campo e Cantiga’, trabalhamos para isso e é gratificante ver que deu certo. O festival não é importante somente para o nosso município, mas também para várias cidades da região", afirmou.
Texto e Foto: Yvna Sousa
Dentre os festivais que ainda serão atendidos pelo Projeto Recriar temos  a oitava edição do Canto Sem Fronteira, a ser realizado em novembro na cidade de Bagé.

4 comentários:

  1. victor hugo14/07/2010 12:01

    Estão todos de parabéns. Em tempos de crise no fomento estadual à cultura, o apoio vindo do Ministério da Cultura esta sendo decisivo e, ao mesmo tempo, merecedor de nosso aplauso.
    Victor Hugo
    artista, ex-secretário de estado da cultura/RS.

    ResponderExcluir
  2. Opaaa!!! mas que prazer ter entre os visitantes do meu simples e humilde blog tão importante e ilustre personalidade, obrigado pela visita Vitor Hugo.

    ResponderExcluir
  3. victor hugo14/07/2010 12:17

    Temos coisas em comum, Iran. O vínculo com o nativismo e o vínculo com a História. Sou pós-graduado, em nível de especialização, em História, Comunicação e Memória.
    Não sei se estás no twitter. Eu estou em www.twitter.com/vhvictorhugovh
    Adicionei teu blog em meus favoritos aqui.
    Vamos nos falando.
    Abraço.
    Victor Hugo

    ResponderExcluir
  4. Claro, conheço ja de longa data teu trabalho no nativismo, area na qual minha participação é como apreciador da arte musiqueira, e como divulgador nos espaços em que venho atuando, no radio e aqui no blog e tamém na medida do possivel como produtor na Manoca do Canto Gaucho, que esse ano em especial não estou assinando a produção. mas desconhecia o teu lado historiador e fico feliz em saber que entende do assunto assim qualquer hora desas posso recorrer aos teus conhecimentos, hehehe. quanto ao tuwtter ainda não enveredei pra essas bandas.

    ResponderExcluir