Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Cúpula Social para a União latino-americana e Caribenha

Conferência na Venezuela homenageia Bolívar, Lincoln e Martí

Por: Prensa Latina/Outro lado da notícia

A Venezuela finaliza os detalhes para a celebração da II Conferência Internacional Bolívar, Lincoln e Martí, a qual participarão acadêmicos, operários e estudantes da América Latina, Estados Unidos e outras regiões.
O foro, previsto para novembro próximo, pretende propiciar um diálogo plural e diverso sobre temas como a erradicação da exploração e qualquer manifestação de injustiça, a luta pela plena independência e a defesa da identidade, entrelaçada com a preservação das culturas nacionais.
Outro dos propósitos do encontro é fomentar a criação da estrutura da Alternativa Martiana para Nossa América, que prevê a fundação de comitês homônimos em dissimiles nações a fim de aglutinar a cidadãos e movimentos sociais em torno de objetivos comuns de emancipação e equidade, declarou a Prensa Latina Eulogio Rodríguez, organizador do encontro.
Várias equipes de trabalho encarregam-se atualmente dos preparativos para garantir o sucesso da convocação.
A II Conferência Internacional Bolívar, Lincoln e Martí, renderá homenagem também a essas três personalidades da história venezuelana, estadunidense e cubana, movidos por princípios de justiça e amor à pátria, destacou.
“A figura de Abraham Lincoln, que esteve incondicionalmente comprometido com a causa contra a escravatura, é uma sorte de ponte que nos permitirá nos acercar e fortalecer a comunicação entre intelectuais e trabalhadores de América Latina com o melhor do pensamento norte-americano”.
No encontro anterior, que teve como sede a cidade mexicana de Monterrey, participaram mais de 65 acadêmicos dos Estados Unidos e nesta oportunidade os coordenadores aspiram a ultrapassar essa cifra.
A constituição da Alternativa Martiana foi uma proposta do presidente de Venezuela, Hugo Chávez, que expôs a necessidade de fundar esse mecanismo como complemento no plano político e social do esforço que a nível governamental realiza a ALBA (Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América) em prol da integração da região.
Escritor, orador, diplomata, revolucionário, José Martí é o Herói Nacional de Cuba e máximo expoente das letras na ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário