Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fórum Gaúcho de Economia Popular e Solidária orienta voto em Dilma Rousseff.

Com sete regionais reunidas no último sábado (09) na sede da Unisol Brasil em Porto Alegre/RS, o Fórum Gaúcho de Economia Popular e Solidária (FGEPS) deu início na recomposição da Coordenação ampliada e executiva, definiu representação no Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e elaborou forma de participação no Seminário Região Sul dos fóruns regionais de Economia Solidária do RS, SC e PR a realizar-se em Blumenau de 20 a 24 de outubro. O tema das Eleições 2010 e a organização de uma grande plenária estadual em novembro, também foram pautas debatidas por mais de 30 dirigentes regionais.
Foto da finalziação da reunião estadual (Lucio Uberdan)
Por Lucio Uberdan.
Coordenação ampliada e executiva.
O FGEPS de posse dos nomes já eleitos por vários fóruns regionais começou a montagem da composição da coordenação e da executiva para os próximos 2 anos, a nominata deverá ficar completa até a plenária geral do Fórum a realizar-se durante a Feira Estadual de Economia Solidária na última semana de novembro. Segundo regimento do FGEPS, cada regional (12) elege 5 representantes, sendo 3 de empreendimentos econômicos solidários, 1 de entidade de apoio e 1 de gestores públicos. As redes e movimentos sociais terão um integrante cada na coordenação ampliada. A executiva do FGEPS por sua vez é composta por 6 representações de EES, 3 de entidades de apoio, 3 de gestores públicos, 1 de rede e 1 de movimento social.
FGEPS - Sede da Unisol Brasil/RS.
Representação no FBES e Seminário Região Sul dos fóruns regionais de Economia Solidária do RS, SC e PR.
A plenária estadual do FGEPS definiu por referendar novamente as 3 representações que já fazem a representação do FGEPS junto ao FBES, sendo 2 representantes de EES e 1 de entidade de apoio. Frente à pauta do seminário regional, a plenária já acolheu algumas indicações, com a existência de vagas ainda em aberto a coordenação da mesa assumiu a responsabilidade de provocar as regionais no acolhimento de mais nomes para participação no seminário de Blumenau/SC.
Eleições 2010 – Orientação de voto a Dilma Rousseff.
O tema das eleições 2010 também foi pauta da reunião estadual, foi consenso entre os presentes que a eleição de Tarso Genro no estado poderá abrir um novo momento de crescimento da Economia Solidária no Rio Grande do Sul, bem como, que a candidatura Serra (PSDB) para presidente cria um clima de preocupação e insegurança com relação à existência e permanência de políticas públicas de Economia Solidária no âmbito federal. Foi lembrado que no Rio Grande do Sul o governo Yeda Crusius (PSDB) foi responsável pela liquidação completa das políticas públicas de Economia Solidária criadas durante a gestão de Olívio Dutra. Nessa perspectiva, a plenária do FGEPS por unanimidade definiu orientação de apoio a candidatura Dilma Rousseff no 2º turno, definiu também que reproduzirá carta de apoio da Economia Solidária à Dilma para envio as 12 regionais gaúchas, solicitando a distribuição no mínimo aos 2 mil empreendimentos de Economia Solidária (SIES) do estado até a eleição.
Plenária do FGEPS na Feira Estadual de novembro 2010.
Ficou definido pelas regionais presentes, que a finalização da composição da coordenação e da executiva se dará durante a plenária geral do FGEPS na próxima feira estadual, será também priorizado na plenária um amplo debate sobre o programa de Economia Solidária para o estado a ser proposto como diálogo ao novo governo estadual, bem como, um profundo debate sobre o PL 336/2007 recentemente aprovado na Assembléia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário