Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

sábado, 16 de outubro de 2010

Músicas Revolucionárias

 da pagina da CUT 
Escrito por João Caetano   
Continuamos a seqüência de algumas músicas revolucionárias marcantes. Desta vez, duas canções populares que se tornaram marcos dos movimentos civis
 
Dando seqüência, a nossas músicas revolucionárias, podemos também colocar nesse rol, as músicas que sonha com uma sociedade nova . E exemplos disso, podemos encontrar em Woody Guthrie e Pete Seeger nos anos 30 e 40, quando recolheram canções populares norte-americanas.Eles buscaram inspiração na música religiosa, cantada pelos excluídos da sociedade, de onde buscaram a chamada "força messiânica" que anuncia a emancipação, seja em We shall overcome, popularizada por Pete Seeger ou em This Land is my Land (resposta de Guthrie ao hino patriótico God Bless America, de Irving Berlin).Essas canções reforçam a unidade dos desfavorecidos e trazem o sentimento de esperança para a política. Estas canções, recuperadas nos anos 60 pelo movimento dos direitos cívis, tornaram-se uma espécie de repertório político subterrâneo da esquerda americana.
Separei a importantíssima canção "Esta terra é a sua terra" de Woody Guthrie e fiz uma tradução livre.
http://www.youtube.com/watch?v=wxiMrvDbq3s
 
THIS LAND IS YOUR LAND
words and music by Woody Guthrie
Chorus:
This land is your land, this land is my land
From California, to the New York Island
From the redwood forest, to the gulf stream waters
This land was made for you and me
As I was walking a ribbon of highway
I saw above me an endless skyway
I saw below me a golden valley
This land was made for you and me
Chorus
I've roamed and rambled and I've followed my footsteps
To the sparkling sands of her diamond deserts
And all around me a voice was sounding
This land was made for you and me
Chorus
The sun comes shining as I was strolling
The wheat fields waving and the dust clouds rolling
The fog was lifting a voice come chanting
This land was made for you and me
Chorus
As I was walkin' - I saw a sign there
And that sign said - no tress passin'
But on the other side .... it didn't say nothin!
Now that side was made for you and me!
Chorus
In the squares of the city - In the shadow of the steeple
Near the relief office - I see my people
And some are grumblin' and some are wonderin'
If this land's still made for you and me.

Esta terra é sua TERRA
Esta terra é sua terra, esta terra é minha terra
Da Califórnia, para a Ilha de Nova York
Da floresta de sequóias às águas correntes do golfo
Esta terra foi feita para você e para mim
Como eu estava andando numa estreita estrada
Eu vi acima de mim um infinito caminho de estrelas
Eu vi abaixo de mim um vale dourado
Esta terra foi feita para você e para mim
Coro
Eu andei sem rumo e divaguei e segui meus passos
Pelas areias brilhantes dos desertos de diamantes
E por toda a minha volta , uma voz ressoava
Esta terra foi feita para você e para mim
O sol brilhava, enquanto eu caminhava
Os campos de trigo acenavam e nuvens de poeira rolavam
O nevoeiro subia e uma voz cantava
Esta terra foi feita para você e para mim
Enquanto eu caminhava - Eu vi uma placa
Que dizia: Proibida a entrada
Mas do outro lado, a placa não dizia nada
Aquele lado foi feito para você e para mim!
Coro
Nas praças da cidade - Á sombra das torres da igreja
Em frente ao serviçode assistência social - Eu vejo o meu povo
E alguns resmungam e alguns se perguntam
Se esta terra ainda é feita para você e para mim.
 
Nós vamos vencer
Separei também We Shall Overcome, popularizada por Pete Seeger , mas na voz de Joan Baez. Junto com a letra original, vai também uma tradução que peguei na internet.  A música reflete minha certeza de que "Nós vamos vencer".
http://www.youtube.com/watch?v=RkNsEH1GD7Q

We Shall Overcome
Hey we shall overcome, we shall overcome
We shall overcome someday
Darlin' here in my heart, yeah I do believe
We shall overcome someday
Well we'll walk hand in hand, we'll walk hand in hand
We'll walk hand in hand someday
Darlin' here in my heart, yeah I do believe
We'll walk hand in hand someday

Well we shall live in peace, we shall live in peace
We shall live in peace someday
Darlin' here in my heart, yeah I do believe
We shall live in peace someday

Well we are not afraid, we are not afraid
We shall overcome someday
Yeah here in my heart, I do believe
We shall overcome someday

Hey we shall overcome, we shall overcome
We shall overcome someday
Darlin' here in my heart, I do believe
We shall overcome someday
We shall overcome someday

Nós vamos vencer
Hey nós vamos vencer, nós vamos vencer
Nõs vamos vencer um dia
Querida aqui em meu coração, sim eu realmente creio
Que nós vamos vencer um dia

Bem, andaremos de maos dadas, andaremos de maos dadas
Andaremos de mao dadas um dia
Querida aqui em meu coração, sim eu realmente creio
Que nós andaremos de maos dadas um dia

Bem, viveremos em paz, viveremos em paz
Viveremos em paz um dia
Querida aqui em meu coração, sim eu realmente creio
Que viveremos em paz um dia

Bem, não estamos com medo, nao estamos com medo
Nós vamos vencer um dia
Sim bem aqui em meu coração, eu tenho fé
Nõs vamos vencer um dia

Hey nós vamos vencer, nós vamos vencer
Nõs vamos vencer um dia
Querida aqui em meu coração, eu realmente creio
Que nós vamos vencer um dia
Que nós vamos vencer um dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário