Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A ação sindical em tempos de crise

A ação sindical em tempos de crise
Autor: Iran Pas
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Ano: 2009
Páginas: 211
Formato: 14x21cm Brochura
ISBN: 978-85-7578-239-2
Código: 90545


Preço: R$ 35,00


Este estudo tem como proposta trazer para o debate as questões ligadas ao Movimento Sindical em Santa Cruz do Sul e a sua importância frente ao desenvolvimento regional. Para tanto, analisa a ascensão e a crise do sindicalismo no Brasil, cruzando com o debate sobre a crise em nível mundial: como surge e se desenvolve o Novo Sindicalismo no município, suas relações políticas e ideológicas com outros movimentos a relação sindicato/partido. Assim, procura-se demonstrar que, em que pese a pouca produção teórico/acadêmica acerca do tema, é possível notar a importância deste segmento no desenvolvimento do município e da região. Mas ao reconhecer esta importância não se deixou de olhar também os problemas enfrentados pela organização dos trabalhadores, seus equívocos, seus avanços e também recuos, porque é nesse movimento dialético que se constrói a identidade da classe trabalhadora.
Enfim, partindo de uma visão histórico-dialética geral devidamente contextualizada e contextualizadora do movimento sindical santa-cruzense, pretendeu-se com esse trabalho analisar os problemas estruturais e conjunturais do movimento sindical brasileiro e os seus reflexos na organização dos trabalhadores locais. O surgimento do Novo Sindicalismo com a proposta de uma nova prática sindical, a formação de um novo grupo de lideranças dos trabalhadores no período de 1980 a 1990, a crise do movimento sindical durante a década de 1990 e seus reflexos na sua organização.
Para cumprir com tais objetivos respondendo a problemática levantada, o livro esta estruturado em três capítulos. O primeiro aborda o período de ascensão do movimento sindical em Santa cruz do Sul destacando qual o tipo de organização sindical existente nos anos de 1980/89, quando e como o movimento surgido na região do ABC paulista, denominado Novo Sindicalismo, se manifesta em Santa Cruz do Sul. Ainda, qual a identificação dos dirigentes santa-cruzenses com esse movimento e quais as principais atividades realizadas pelos sindicatos para melhor representar as suas categorias.
O segundo capítulo discute a transição pela qual passou o sindicalismo brasileiro durante os anos de 1990 e as suas conseqüências na organização sindical no município, observando as influências da conjuntura internacional, como a crise do Socialismo Científico e a queda do Muro de Berlim e qual o significado desses eventos em termos de referência para o sindicalismo combativo. Discute também a criação da Força Sindical, Central com orientação liberal e com apoio do meio empresarial e do governo como forma de neutralizar a força combativa da CUT. E, por fim, a análise do neoliberalismo como projeto de Estado e modelo econômico e os seus reflexos no mundo do trabalho através da implantação de novas formas de gerenciamento da produção, novas tecnologias e a cooptação dos trabalhadores com os processos de qualidade total e premiação por produtividade.
O terceiro capítulo apresenta os sindicatos participantes da pesquisa, suas estruturas administrativas e sua forma de organização e orientação política. Busca-se ainda identificar quais as correntes de pensamento que predominam em cada um dos sindicatos e como eles se inserem nas discussões políticas, tanto da categoria e outros níveis da sociedade como um todo.
Finalmente conclui-se com a compreensão da importância do movimento sindical da classe trabalhadora no que concerne ao desenvolvimento regional, na medida em que estimula os trabalhadores a discutir problemas relacionados a políticas públicas, investimentos do poder público em áreas como saúde, educação, moradia e transporte urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário