Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Coordenação dos Movimentos Sociais lança carta aos participantes do FSM do Senegal

CMS reafirma luta por soberania popular, justiça e paz

Escrito por: Leonardo Severo

 
A Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), integrada pela Central Única dos Trabalhadores, entre outras importantes entidades populares brasileiras, lançou um manifesto aos participantes do Fórum Social Mundial do Senegal. O documento expressa o compromisso de transformar o evento, que acontece de 6 a 11 de novembro na capital senegalesa, Dakar, em palco de solidariedade aos povos em luta.
Para a secretária de Comunicação da CUT e representante da Central na CMS, a conjuntura é favorável para fazer um contraponto ao Fórum Econômico de Davos, que nada tem a oferecer senão mais do mesmo, com sua política de arrocho fiscal e ajustes estruturais que equivalem a combater o incêndio com rios de gasolina.
Na avaliação de Rosane a experiência brasileira demonstrou qual o caminho a seguir: a defesa do mercado interno, colocando a roda da economia para girar num ciclo virtuoso. “Nossa pauta é a do desenvolvimento com distribuição de renda, emprego decente, respeito aos direitos. Não queremos ver nossos países e povos abatidos como presa fácil do sistema financeiro e da lógica das transnacionais. Por isso, em Dakar, vamos somar nossas vozes a milhares de companheiros e companheiras do mundo todo, para apontar diretrizes coletivas que pavimentem o caminho de construção da soberania popular, da independência e da justiça social”, destacou.
Abaixo, a íntegra da Carta da CMS.
 
 
Carta da Coordenação dos Movimentos Sociais do Brasil ao Fórum Social Mundial – Dacar 2011
 
O mundo está com os olhos sobre o continente africano. As heróicas jornadas de lutas que ocorrem na Tunísia, Jordânia e Egito, contra as ditaduras mantidas com o apoio das grandes potências, são um exemplo das mudanças pelas quais passa o continente. Já repleto de simbolismo, o Fórum Social Mundial torna-se palco da solidariedade aos povos em luta pela construção de uma nova realidade política no continente africano, com governos democráticos que afirmem a soberania popular e não transformem seus países em marionete dos interesses externos.
 
Nós, movimentos sociais brasileiros, reunidos na Coordenação de Movimentos Sociais – CMS, unidos ao continente africano pelo “grande rio” chamado Atlântico Sul, reafirmamos nosso compromisso histórico e solidário com as lutas do povo africano pelo fim do colonialismo, contra a militarização, patriarcado, pelos direitos dos migrantes, por soberania.
 
A atual conjuntura nos coloca enormes desafios. A grave crise econômica e financeira que tem como centro os países desenvolvidos continua forte e intensa. Seus governantes, em encontros como o de Davos, tramam políticas para que os trabalhadores e os países do sul paguem pelos custos da crise. As formulas são sempre as mesmas, cortes de salários e direitos, arrocho fiscal, recessão, políticas xenófobas contra os migrantes. Estimulam conflitos de secessão e usam a OTAN para ampliar - seja no mar ou na terra - a militarização, sempre com o intuito de saquear e controlar recursos naturais que eles próprios dilapidaram.
 
Em contraposição a este receituário de exclusão, a CMS Brasil conclama a todos e todas para que debatam estratégias e construam convergências, organizando uma nova jornada de lutas global contra a crise, a militarização, o neocolonialismo, as mudanças climáticas e os direitos dos povos e nações.
 
Com este objetivo e compromisso, nosso encontro neste Fórum tem lugar marcado: será na Assembléia Mundial dos Movimentos Sociais. Neste espaço de confluências, vamos coletivizar nossas agendas, consolidar e fortalecer nossas bandeiras, para que, com unidade na diversidade, construamos um calendário de lutas onde caibam todos e todas, sinalizando o amanhã de justiça, solidariedade, independência e paz.
 
Contamos com sua presença dia 10, na Assembléia Mundial dos Movimentos Sociais.
 
CUT, MST, CMP, UNE, UBES, ABI, CNBB/OS, Grito dos Excluídos, Marcha Mundial das Mulheres, UBM, Conem, Unegro, MTD, MTST, Contee, CNTE, Conam, UNMP, Ação Cidadania, Cebrapaz, Abraço, CGTB, Intervozes, CNQ, FUP, Sintap, ANPG, CTB, CMB, MNLN

Nenhum comentário:

Postar um comentário