Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Manifestação em São Paulo defende luta do povo egípcio

CUT marca presença e destaca surgimento de sindicatos livres no Egito

Escrito por: Isaías Dalle

Na tarde desta sexta, dia 4, ocorreu a primeira manifestação em São Paulo em defesa da luta do povo egípcio e contra a ditadura Mubarack. O ato ocorreu na rua 25 de Março, tradicional centro de compras no centro da cidade e local simbólico da chegada e permanência da comunidade árabe no Brasil.
O ato foi organizado por diversas entidades árabes e teve participação do movimento social. A CUT esteve presente. O diretor executivo da Central Júlio Turra, ao falar durante a manifestação, destacou a criação de sindicatos independentes no Egito, que surgem no calor da hora, durante o levante popular, e que já deram origem à Federação Sindical Egípcia Independente. A nova federação é contraponto às entidades oficiais, dominadas pelo governo e pelo banditismo.
Julio Turra agita bandeira da CUT na 25
Julio Turra agita bandeira da CUT na 25
Uma das contribuições ao levante, por parte do movimento sindical autêntico que passa a se organizar naquele país, é a organização de greves nos locais de trabalho, notadamente no centro industrial de Suez, liberando e mobilizando trabalhadores para a tomada das ruas que é acompanhada pelo mundo inteiro, através dos meios de comunicação, neste momento.






Em suporte a essa participação sindical na busca pela autodeterminação egípcia, a CSI (Confederação Sindical Internacional) convocou para o próximo dia 8 uma manifestação pró-povo egípcio em diversas partes do mundo.
“Queremos deixar claro também que a ingerência norte-americana não é benvinda. O povo do Egito é quem deve escolher o seu destino”, afirmou Júlio Turra. Júlio destaca também que os grandes veículos de comunicação “agitam o mito do radicalismo islâmico para insuflar o medo e para insinuar que fora de uma transição apoiada ou monitorada pelos Estados Unidos haveria o caos. Isso é mentira. Basta lembrar que a Fraternidade Islâmica, grupo organizado e com base social, tem posições moderadas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário