Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

quinta-feira, 24 de março de 2011

7º Festival de Verão traz a Porto Alegre produções de diversos países

 
 
 
O CineBancários recebe, de 25 a 30 de março, a programação do 7º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional. Já consagrado como um dos maiores festivais do Estado, o público poderá ver nesta edição de 2011 filmes de diretores consagrados e estreantes oriundos de diversas partes do mundo. Ingressos a R$ 5 para o público em geral e R$ 2,50 para estudante, idosos, bancários e jornalistas sindicalizados e funcionários do GHC.

Na sala do SindBancários ainda haverá na sexta, dia 25, uma sessão comentada do documentário Casa Elétrica.doc..A exibição, com início às 19h, terá a presença do diretor Gustavo Fogaça, Nicola Siri e Jean Pierre Noher. 

Sinopse dos filmes:

PROFISSÃO: MÚSICO
Documentário, Brasil, 2011, 45'

O documentário mostra as mudanças que ocorreram nesta atividade após a revolução causada pelo MP3 e pelo download gratuito.

Direção, roteiro e fotografia: Daniel Ignacio Vargas
Elenco: Antonio Neto, Arlette Colgan, Beth Moura, Cristiano Farias
Montagem: Luciano Balen

KABBALAH
Drama, Brasil, 2010, 71'

O filme mostra uma visão identificável da vida como ela é, tendo como protagonista Guto que vê sua vida mudar sem perceber depois que resolve ler um livro sobre o poder da Kabbalah. Através de situações de cotidiano, personagens distintos nos colocam frente a frente com problemas decorrentes da humanidade. Seguindo os ensinamentos da Kabbalah a busca pela felicidade é a razão da nossa existência e a felicidade eterna só é atingida quando aprendemos a revelar luz em nossas vidas.

Direção, roteiro, fotografia e montagem: Luccas Soares
Elenco: Dudu Pires, Isabela Netto, Marcelo Cavalcanti, Louise D’tuani

DANÚBIO
Documentário, Brasil, 2010, 55'

O documentário narra a vida e a obra do artista plástico gaúcho Danúbio Gonçalves.

Direção: Henrique Lima
Fotografia: Eduardo Amorim
Distribuição: Cinematográfica Pampeana

BOLLYWOOD DREAM
Aventura, Brasil/Índia, 2009, 83'

Três atrizes brasileiras decidem ir à Índia para entrar na indústria do cinema de Bollywood. No entanto, uma vez que estão dentro do coração da cultura e mitologia indiana, os seus sonhos e vontades começam a mudar o contraste entre o Oriente e o Ocidente, os valores antigos e contemporâneos.

Direção, roteiro e fotografia: Beatriz Seigner
Elenco: Paula Braun, Nataly Cabanas, Mohana Krishna
Montagem: Renata Maria
Distribuição: Tropical Storm
 
ACASAELETRICA.DOC
Documentário, Brasil, 2010, 52’

O documentário “acasaeletrica.doc” mostra uma parte da história da evolução musical na America Latina, através da vida do imigrante Saverio Leonetti e sua fábrica de gramofones e discos.

Direção: Gustavo Fogaça
Fotografia: Alexandre Berra
Distribuição: Panda Filmes
 
BARCELONA OU A MORTE
(Barcelone ou la mort)
Documentário, França/Senegal, 2007, 51'

Em um subúrbio de Dakar, partem para Europa frágeis barcos, símbolo de uma batalha e de uma pessoa: um pescador privado de seu ganha-pão pela globalização e empurrado a se comprometer com o perigoso negócio de transporte de clandestinos para a Espanha. Em cada família, todo mundo sonha em partir, a qualquer custo, para alcançar Barcelona, uma palavra símbolo do sonho europeu.

Direção: Idrissa Guiro
Distribuição: Cine France
Censura: 14 anos
 
ATLÂNTICOS
(Atlantiques)
Documentário, França, 2009, 15’

À noite, em volta da fogueira num acampamento, Serigne, um jovem de Dakar (Senegal), conta aos seus amigos sua odisséia de clandestino embarcado. Eles ficam desconcertados e se surpreendem com sua coragem, que o conduziu a enfrentar o oceano Atlântico e a morte. 

Direção: Mati Diop
Elenco: Alpha Diop, Cheikh M'Baye, Ouli Seck
Roteiro: Mati Diop
Fotografia: Mati Diop
Montagem: Nicolas Milteau
Distribuição: Cine France
Premiações: Tiger Award, Rotterdam International Film Festival, 2010 - Competição oficial de curta metragem, Festival do Cinéma du réel, Paris 2010
 
AS BRUMAS DE MANENGOUBA
(Les Brumes de Manengouba)
Documentário, França, 2007, 52

No Camarões, no coração do mundo perdido, os habitantes e os cientistas lutam para preservar uma densa floresta tropical cheia de espécies endêmicas de plantas. Um descobrimento recente desvendou um dos escassos santuários, nos quais os habitantes são grandes macacos chamados Drills, uma espécie que deve ser protegida na África.

Direção: Guillaume de Ginestel
Distribuição: Cine France
 
HEMATOMAS
(Ecchymoses)
Documentário, França, 2008, 101'

A enfermaria de uma escola na região do Jura nunca está vazia: seja por um simples arranhão ou uma ferida profunda, dores imaginárias para escapar de uma prova ou cólicas terríveis. Mas os cuidados de que Annick se ocupa são principalmente as tristezas da alma, as feridas do coração. É necessário extrema confiança em si mesma e otimismo à toda prova para colorir as vidas repletas de angústia, tédio e rebeldia.

Direção: Fleur Albert
Distribuição: Cine France
Premiações: Prêmio Louis Marcorelles no Festival Cinéma du Réel 2009
 
AS OFICINAS DE DEUS
(Les Bureaux de Dieu)
Documentário, França, 2007, 122'

Anne, Denise, Marta, Yasmine e Milena são conselheiras do Centro de Planejamento Familiar. Elas ouvem moças e mulheres que anseiam por liberdade sexual e procuram informações sobre métodos contraceptivos e aborto. Neste escritório de Deus, elas convivem, riem e choram com todas essas mulheres que vêm, anonimamente, contar suas histórias de vida.

Direção: Claire Simon
Elenco: Béatrice Dalle, Isabelle Carré, Michel Boujenah, Nathalie Baye
Roteiro: Natalia Rodríguez, Claire Simon, Nadège Trébal
Fotografia: Philippe Van Leeuw
Montagem: Julien Lacheray
Distribuição: Cine France
 
SLAM, AQUILO QUE ARDE
(Slam, ce qui nous brûle)
Documentário, França, 2007, 52'

Através de um retrato cruzado de quatro slameurs, esse documentário intercepta os diferentes lugares de difusão dessa nova expressão artística e apresenta as correntes da cena do Slam. Uma geração heterogênica e espontânea de poetas se reúne para declamar em público textos que expressam, com inventividade, humor e energia, suas cicatrizes íntimas, sociais ou seus sonhos.

Direção: Pascal Tessaud
Distribuição: Cine France
Censura: 16 anos
 
Z32
Documentário, França/Israel, 2008, 81’

”Z32” é o nome de um dos 300 arquivos guardados na Shovrim Shtika, uma organização israelense que coleta testemunhos de soldados que serviram nos territórios ocupados a partir de 2000. Este arquivo relata uma operação de vingança, em que dois policiais palestinos foram mortos por soldados israelenses.

Direção: Avi Mograbi
Roteiro: Avi Mograbi, Noam Enbar
Distribuição: Cine France
Premiações: Gijón International Film Festival - Melhor documentário - 2008
 
OS 27 BEIJOS PERDIDOS
(27 Missing Kisses)
Drama, Alemanha/Georgia/Inglaterra/França, 2000, 98'

Sybilla é uma garota adolescente que curte as férias de verão. Ela inicia um romance com um jovem, mas, contrariando aquilo que se poderia chamar de normal para a sua idade, ela se apaixona por um homem de meia-idade que é justamente o pai de seu caso amoroso.

Direção: Nana Dzhordzhadze
Elenco: Nutsa Kukhianidze, Yevgeni Sidikhin, Shalva Iashvili, Pierre Richard
Roteiro: Nana Dzhordzhadze, Irakli Kvirikadze
Distribuição: Filmes do Estação
 
PORT OF MEMORY
Documentário, França, 2009, 63'

Kamal Aljafary conta a história do abandono de Jaffa, cidade portuária da Palestina de antes de 1948, e de seus habitantes. Ele segue os rastros da família de Salim, que recebeu ordem de despejo da sua casa em Ajami. Port of Memory é uma reflexão sobre o absurdo de estar presente e ausente ao mesmo tempo.

Direção: Kamal Aljafari
Elenco: Salim Bilbesi, George Khleifi
Roteiro: Kamal Aljafari
Fotografia: Jacques Besse
Montagem: Marie-Hélène Mora
Distribuição: Cine France
Premiações: Prêmio Louis Marcorelles de Culturesfrance do Festival do Cinéma du Réel 2010
 
GUI, ESTOPA E A NATUREZA
Infantil, Brasil, 2010, 56'

Gui e Estopa descobrem que os tubarões de Recife atacam porque o homem pescou mais do que devia. Os micos roubam comida de um hotel porque tiveram seu espaço invadido. Esses são apenas alguns exemplos de como os personagens aprendem a importância da preservação do meio ambiente.

Direção: Mariana Caltabiano
Roteiro: Mariana Caltabiano e Eduardo Jardim
Distribuição: MCaltabiano
 
FORA-DA-LEI
(Hors-la-Loi)
Ação, França/Argélia/Bélgica, 2010, 138'

Expulsos de suas terras na Argélia, três irmãos e sua mãe veem-se obrigados a se separar. Messaoud se alista na Indochina. Em Paris, Abdelkader se põe à frente do movimento pela independência da Argélia e Said faz fortuna nos cassinos e nos clubes de boxe de Pigalle. Seus destinos, selados em torno do amor de uma mãe, se mesclarão com o de uma nação que luta pela sua liberdade.

Direção e roteiro: Rachid Bouchareb
Elenco: Sami Bouajila, Jamel Debbouze, Roschdy Zem, Bernard Blancan
Fotografia: Christophe Beaucarne
Montagem: Jean Bréhat
Distribuição: Califórnia Filmes
Censura: 16 anos
Premiações: Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
 
INCÊNDIOS
(Incendies)
Drama, Canadá, 2010, 130'

Na leitura do testamento de sua mãe, os gêmeos Simon e Jeanne descobrem que eles têm um irmão e que o pai, que os dois achavam que havia falecido, estava vivo. Dentre muitos pedidos, a maioria um pouco desconfortáveis, o último e mais importante vinha junto com duas cartas seladas: encontrar os dois e entregar-lhes.

Direção: Denis Villeneuve
Elenco: Lubna Azabal, Melissa Desormeaux Poulin e Maxin Gaudette
Roteiro: Denis Villeneuve
Fotografia: André Turpin
Montagem: Monique Dartonne
Distribuição: Imovision
Censura: 16 anos
Premiações: Indicado ao Oscar 2011, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro
 
MINHA VERSÃO DO AMOR
(Barney's Version)
Drama, Canadá/Itália, 2010, 134'

Faça um passeio através da fabulosa e comovente história de Barney, contada através de sua visão. Um homem de 65 anos, politicamente incorreto, um alcoólatra, fumante de charutos e amante do hóquei que sempre viveu de forma plena, impulsiva, irascível e destemidamente. Uma reflexão sobre os sucessos de sua vida e suas (numerosas) gafes e fracassos.

Direção: Richard J. Lewis
Elenco: Paul Giamatti, Rosamund Pike, Jake Hoffman, Minnie Driver, Scott Speedman
Roteiro: Michael Konyves
Fotografia: Guy Dufaux
Montagem: Robert Lantos
Distribuição: Califórnia Filmes
Censura: 14 anos
Premiações: Globo de Ouro 2011 - Melhor ator - comédia ou musical (Paul Giamatti)
 
CAIÇARAS
Drama, Argentina, 2009, 70'

O documentário questiona o mito do sincretismo religioso no Brasil. Relativiza esse conceito polêmico e enfatiza a fé, manifestada em um ou em outro sistema de crença. O filme traz depoimentos de pesquisadores, autoridades do candomblé, freis e devotos do catolicismo, que apresentam um painel dos pontos principais de cada uma das religiões apresentadas.

Direção: Francisco D'Intino
Distribuição: Panda Filmes

Festival de Verão - de 25 a 31 de março
Sexta-feira (25 de março)
15h - Os 27 Beijos Perdidos
17h - Profissão Músico
19h - Casa Elétrica.doc - Sessão Comentada
Com Gustavo Fogaça, Nicola Siri, Jean Pierre Noher e pocket show com Arthur Faria

Sábado (26 de março)
15h - Z32
17h - Kabalah
19h - Fora da Lei

Domingo (27 de março)
15h - Port of Memory 
17h - Danúbio
19h - A Minha Versão do Amor

Terça-feira (29 de março)
15h - Atlanticos + Barcelona ou Morte
17h - Hematomas
19h - As Oficinas de Deus

Quarta-feira (30 de março)
15h - As Brumas de Manengouba 
17h - Slam, Aquilo que Arde 
19h - Incêndios

Quinta-feira (31 de março)
15h - Gui, Estopa e a Natureza
17h - Caiçaras
19h - Bollywood Dreams

CineBancários | Rua General Câmara, 424 - Centro - POA
fone: (51) 34331204 / 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário