Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

quarta-feira, 23 de março de 2011

Agroecologia, Economia Solidária e a Segurança Alimentar e Nutricional na Região Noroeste do Paraná: Bases para o Desenvolvimento Sustentável.

Economia Solidária, Soberania Alimentar e Agroenergia.

Para ver o video basta um Click nos títulos Lincks:

O evento que estamos organizando também é uma continuidade do realizado anteriormente.Vejam o Vídeo>Economia Solidária, Soberania Alimentar e Agroenergia no PR -

Vejam Também a realização do mesmo evento na TV Carta Maior Vejam os Vídeos correspondentes, principalmente a apresentação do Projeto Musica, Poesia e Cidadania  que sugiro seja re-apresentado no nosso evento.
 

Durante o mesmo evento realizamos uma oficina com mística na Escola Milton Santos.  - Vejam o Vídeo> Stédile visita a Escola Milton Santos em Maringá/PR        

Vejam também a entrevista, durante o evento, com o João Pedro Stédile.Vejam o Vídeo> Economia Solidária, Soberania Alimentar e Agroenergia 
  
Vejam também o Video da Conferência Popular Nacional realizada em 2007.

realizado em 2007 em Curitiba. Onde também estivemos participando!Vejam o Vídeo>  1ª Conferência Nacional Popular de Agroenergia 





EVENTO: AGROECOLOGIA, ECONOMIA SOLIDÁRIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ -
 BASES PARA UM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL 
 
 
 
 IIIº Encontro Regional de Agroecologia (3 ERA)
  Iº Encontro Regional de mídia e comunicação comunitária
IIº Encontro Regional de Economia Solidária. Fórum Permanente.
 
27 28 e 29 de Abril
 Universidade Estadual de Maringá
Avenida Colombo, 5790
Maringá, Brasil
  
Por proposição da Universidade Estadual de Maringá, pelo seu Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, sugere-se um evento com características inovadoras, onde o debate de propostas para um modelo de desenvolvimento regional tenha como base o progresso humano no sentido da equidade, justiça social e sustentabilidade global, o evento terá como propósito a construção de uma ação objetiva dos atores sociais, institucionais e políticos locais.

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.
 ("Preâmbulo da Carta da Terra" )

A sociedade brasileira vem aprofundando debates, ainda que de forma incompleta, sobre os meios utilizados para a geração da riqueza, em aspectos econômicos e sociais e de como fazê-lo de forma sustentada e em benefício de todos. Está na ordem do dia um questionamento sobre os efeitos do atual modelo de desenvolvimento sobre o meio ambiente e sobre a segurança da população e as suas "condições" para a preservação da vida do planeta, colocando em risco a sua sobrevivência futura!

No Noroeste do Paraná, temos o desafio de iniciar uma mobilização para a construção de um debate sobre a estratégia para um "novo" desenvolvimento. As tecnologias Sociais estão entre o que consideramos essenciais para a estratégia prosperar! A participação dos atores locais e regionais indicará maior ou menor condição da sua própria viabilidade como proposição estratégica, podendo-se aliar o debate ao encaminhamento prático das ações.

O evento é oportuno, pois está estabelecendo um diálogo com (e entre) as organizações da sociedade, através da sua participação efetiva, bem como as necessárias relações e parcerias com os órgãos públicos e privados, definindo suporte técnico e financiamento de ações locais, que pela execução integrada, fazem a base para uma estratégia do desenvolvimento sustentável e solidário da Região Noroeste do Paraná!

O evento Agroecologia, Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional na Região Noroeste do Paraná. Bases para o Desenvolvimento Sustentável é composto pelo: IIIº Encontro Regional de Agroecologia (3 ERA), pelo Iº Encontro Regional de mídia e comunicação comunitária e pelo IIº Encontro Regional de Economia Solidária. Onde se pretende a constituição de um Fórum Permanente. Marcando o início de uma estratégia de ação no sentido da promoção do desenvolvimento territorial sustentável e solidário para o fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar na região.

Busca-se novas abordagens teóricas e práticas que possam explicar a gênese e o funcionamento das atuais dinâmicas de desenvolvimento dos territórios rurais, assim como, às mudanças nas formas de interpretação das teorias e políticas de desenvolvimento que pretendem explicar os desequilíbrios regionais apenas como reflexo da regulação global e da reorganização da produção globalizada.
Cronograma do Evento: Grade em construção passivel de alterações


 
Período
DIAS DE ABRIL:
27 (QUARTA)
28 (QUINTA)
29 (SEXTA)
MANHÃ
7:30 – 9:00
 
INSCRIÇÃO

 
8:00  – 10:00

MESA REDONDA: Produção vegetal Agroecológica – Olericultura (Jacimar Luiz de Sousa), Fruticultura (Ivo de Sá Motta), Sojicultura (relato de caso /Sergio Pegoraro), e Depoimentos de agricultores relacionados aos temas.
Manhã (8:00 – 12:00)
 
Depoimentos de agricultores..
 
MESA REDONDA: Políticas públicas
 ITAIPU
(ANA)
(SEPT, SEAB e SETI)
 

9:00 – 10:45
 
APRESENTAÇÃO CULTURAL: Música e/ou Mística
 
ABERTURA OFICIAL: (Composição da mesa de abertura, fala das autoridades e apresentação da carta de princípios do evento)

10:45– 11:00
INTERVALO: Apresentação de trabalhos
10:00 – 10:30
INTERVALO: Apresentação de trabalhos
11:00 – 12:30
 
APRESENTAÇÃO: Resumo dos objetivos do NADS e Projetos regionais relacionados à Agroecologia, ECOSOL e SAN. (Coordenador do evento – José Ozinaldo Alves de Sena)
10:30 – 12:30

MESA REDONDA: Produção animal Agroecológica – Bovinocultura de Leite (Pinheiro Machado Filho), Avicultura (Márcia Gelber) Apicultura (Lucimar Pontara/relato de caso)
Almoço
INTERVALO – LIVRE
TARDE
13:30 – 15:15
Apresentação: Itaipu (cultivando Água Boa) MDS: Quintais Vivos. Projeto Usina BNDES. MDA: Mestrado e Laboratório. MESA REDONDA: Agroecologia, ECOSOL e SAN na região noroeste do Paraná: Bases para o desenvolvimento sustentável (Paul Singer, João Pedro Stédile, Crispim Moreira, outros a confirmar.
13:30 – 18:00
OFICINAS: (os horários dependerão de cada Oficina)
 
FAZENDA EXPERIMENTAL DE IGUATEMI: 1 - Sistema de produção em base ecológica de videira, 2 - sistema de produção em base ecológica de olerícolas, 3 - sistema de produção em base ecológica de aves, 4 - sistema de produção de leite em base ecológica
 
UEM: 5 - Homeopatia na produção em base ecológica;
 
CERAUP: 6 - Hortas comunitárias (CERALP);
 
ESCOLA MILTON SANTOS: 7 - Educação no campo, 8 - bioconstruções e energias renováveis, e 9 - produção de mudas de alto porte;
 
COPAVI: 10 - Desenvolvimento rural sustentável e empreendimentos econômicos solidários e aoutogestionários, 11 - Produção de sementes e mudas em base ecológica e certificação participativa em produção orgânica.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tarde (13:30 – 18:00)
 
 
 
 
CONSTITUIÇÃO DO FORUM PERMANENTE DE
ECONOMIA SOLIDÁRIA DO NOROESTE DO PARANÁ

15:15 – 15: 30
INTERVALO: (apresentação cultural e Apresentação de trabalhos)
15:30 – 17:30
 
CONTINUAÇÃO DA MESA REDONDA: Agroecologia, ECOSOL e SAN na região noroeste do Paraná: Bases para o desenvolvimento sustentável (Paul Singer, João Pedro Stédile, Alfonso Florense, Crispim Moreira)

Janta
INTERVALO - LIVRE
NOITE
18:00 – 20:00
OPÇÕES DE VISITAS:
 
LIVRE – Turismo
 
FEIRA DO PRODUTOR
 
MERCADO MUNICIPAL
19:00 – 20:30
 
PALESTRA: COMUNICAÇÃO RURAL (José Hamilton Ribeiro) a confirmar

20:30 – 21:00
 
APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DE RÁDIO:
ASSUNTANDO PELO RÁDIO

21:00 – 21:15
INTERVALO (apresentação cultural)
21:15 – 21:30
 
ASSINATURA DE CONVÊNIO: UEM E Rádios da Região
21:30 – 22:30
 
OFICINA: COMUNICAÇÀO COMUNITÁRIA (Luzia...)











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário