Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

segunda-feira, 14 de março de 2011

Vem ai a Manoca do Canto Gaúcho

A Manoca do Canto Gaúcho chega à sua 6ª edição em 2011. Após um ano sem etapa local, ela retorna ao cronograma do festival. Acontece em 14 de maio, no auditório da Faculdade Dom Alberto, onde dez composições de Santa Cruz do Sul serão apresentadas ao público. Dessas, quatro serão classificadas para a fase nacional. Após a apresentação das concorrentes, Lisandro Amaral fará sua apresentação para encerrar a noite.

O prazo para as inscrições vai de 5 de março a 8 de abril. Cada obra classificada recebe uma ajuda de custo de R$ 300,00. Após o recebimento das composições inscritas, começa a triagem em 16 de abril, pela comissão julgadora (Daniel Petry, Raineri Spohr, Ângelo Franco, Martín César Gonçalves e Juca Moraes).

O coordenador-geral da 6ª Manoca, Rovani Morales, destaca que a fase local é importante para valorizar os artistas de Santa Cruz. “Desde a criação da Manoca o grande objetivo é fomentar esta arte no município. Com a implantação da fase local, valorizando os poetas e músicos daqui, tivemos a possibilidade de projetar os santa-cruzenses no cenário nativista do Estado e proporcionamos a todos momentos de pura emoção.”

Um projeto está tramitando na Lei de Incentivo a Cultura (LIC), sob responsabilidade do produtor cultural Iran Pas. Ainda existe um projeto na Prefeitura Municipal que foi entregue ao secretário de Planejamento em novembro de 2010. Outras entidades e empresas locais também já estão analisando o projeto.


Manoca Poética terá estreia e será novidade na programação

Ainda dentro da programação da Manoca local, acontece a 1ª Manoca Poética. Estão previstas oficinas de poesia onde haverá palestras sobre a história da poesia e também sobre os poetas brasileiros e latino-americanos. Na programação, haverá recitados de poemas.

Também ocorre o concurso artístico-literário de poesias, com temas que serão determinados pelos jurados Martin César Gonçalves, Lisandro Amaral e Juca Moraes durante as palestras de 14 de maio.  Quem pode participar do concurso são os poetas da 5ª Região Tradicionalista. Fator que envolve as entidades tradicionalistas, escolas da região e a comunidade. Os poemas devem ser inéditos. A entrada para as palestras é franca e os interessados deverão realizar suas inscrições até dia 6 de maio. As fichas de inscrição e informações complementares estão à disposição na internet, no site do evento, ou na Secretaria Municipal de Educação. Haverá premiação para os primeiros lugares, que serão divulgados até 21 de maio. O prazo de entrega dos poemas é 18h, do dia 15 de maio.

O coordenador da 1ª Manoca Poética, Paulo Moraes, ressalta que a proposta incentiva a comunidade no âmbito cultural, além de ser algo novo dentro da programação da Manoca. “A Manoca tem buscado envolver cada vez mais a comunidade em temáticas da cultura gaúcha e também proporcionar palestras sobre poesia, contendo a sua história, conceitos éticos e formas de produção. Isso pode provocar um crescimento no interesse por essa arte.”


Lançamento marcou o início dos trabalhos de forma oficial


No dia 5 de março, um jantar-baile realizado na Associação Atlética Alliance One, em Santa Cruz do Sul, marcou o lançamento da 6ª Manoca do Canto Gaúcho de forma oficial. Estiveram presentes 180 convidados que prestigiaram o evento e puderam conferir a apresentação do cantor Gaúcho Pachola, em seu show-baile.

Na oportunidade, Giovani Müller foi empossado como presidente do evento deste ano e também da Associação Cultural Pró-Rio Grande (Ascupr). Ele afirmou que ser eleito é uma satisfação. "Acredito que a Manoca tem tudo para crescer ainda mais neste ano.
O evento de lançamento foi muito bom e estamos entusiasmados para realizar mais um grande festival".

Cronograma

Dia 5 de março - lançamento do Festival e posse da diretoria
Jantar baile em parceria com a Associação Atlética Alliance One. Neste dia, iniciam-se as inscrições para a fase local do Festival, que se estendem até o dia 8 de abril.

Dia 16 de abril - triagem da fase local
A triagem da Fase Local acontece na sede social da Alliance One.

Dia 14 de maio - fase local da Manoca
Acontecerá no Auditório da Faculdade Dom Alberto, onde dez composições locais estarão concorrendo a quatro vagas para a final. Acontece o neste dia ao final das apresentações o Show de Lisandro Amaral.
A estreia da 1ª Manoca Poética ocorre durante a tarde.

Dias 20 e 21 de agosto - fase nacional da Manoca
Acontece no Auditório da Faculdade Dom Alberto. Serão 12 composições da fase nacional e quatro da fase local

O evento é uma realização da Associação Cultural Pró Rio Grande (Ascurp), com o apoio da Faculdade Dom Alberto, Grupo Gazeta de Comunicações e Prefeitura de Santa Cruz.

Fichas de inscrição, regulamentos e informações podem ser obtidas através do site http://www.manocadocantogaucho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário