Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

domingo, 6 de março de 2011

Manoca é destaque na Geral, da Gazeta do Sul, de 05/03


Fase local da Manoca está de volta

Depois de seis anos, a Manoca do Canto Gaúcho se firmou no cenário nativista como um dos principais festivais realizados no Rio Grande do Sul. Com características próprias e bem definidas, tem sido escolha de diversos nomes conhecidos, entre autores e intérpretes, para inscreverem suas obras e interpretá-las no palco. A primeira parte do evento acontece em 14 de maio, no auditório da Faculdade Dom Alberto, onde dez composições de Santa Cruz serão apresentadas ao público. Dessas, quatro serão classificadas para a fase nacional.

Após o recebimento das composições inscritas, começa a triagem em 16 de abril, pela comissão julgadora (Daniel Petry, Raineri Spohr, Ângelo Franco, Martín César Gonçalves e Juca Moraes). O prazo para as inscrições vai de 5 de março a 8 de abril. Cada obra classificada recebe uma ajuda de custo de R$ 300,00.

O coordenador-geral da 6ª Manoca, Rovani Morales, destaca que a fase local é importante para valorizar os artistas de Santa Cruz. “Desde a criação da Manoca o grande objetivo é fomentar esta arte no município. Com a implantação da fase local, valorizando os poetas e músicos daqui, tivemos a possibilidade de projetar os santa-cruzenses no cenário nativista do Estado e proporcionamos a todos momentos de pura emoção.”

Outra ação que será desenvolvida junto com a fase local é a 1ª Manoca Poética, a partir das 14 horas do dia 14 de maio, na Faculdade Dom Alberto. Nesse evento acontecerão duas palestras com assuntos relacionados à poesia – história e os poetas e suas obras. Os palestrantes serão Martin César Gonçalves e Lisandro Amaral. A entrada para as palestras é franca e os interessados deverão realizar suas inscrições até 6 de maio. As fichas de inscrição e informações complementares estão à disposição na internet, no site do evento, ou na Secretaria Municipal de Educação.

Concurso de poesias é novidade

Ainda dentro da programação da 1ª Manoca Poética acontecerá o concurso artístico-literário de poesias com temas que serão determinados pelos jurados Martin César Gonçalves, Lisandro Amaral e Juca Moraes durante as palestras de 14 de maio. O prazo de entrega dos poemas termina às 18 horas do dia 15 de maio. A inscrição é gratuita e haverá premiação para os primeiros lugares, que serão divulgados até 21 de maio.

O coordenador da 1ª Manoca Poética, Paulo Moraes, ressalta que a proposta incentiva a comunidade no âmbito cultural, além de ser algo novo dentro da programação da Manoca. “A Manoca tem buscado envolver cada vez mais a comunidade em temáticas da cultura gaúcha e também proporcionar palestras sobre poesia, contendo a sua história, conceitos éticos e formas de produção. Isso pode provocar um crescimento no interesse por essa arte.”

O evento é uma realização da Associação Cultural Pró Rio Grande (Ascupr), com o apoio da Faculdade Dom Alberto, Grupo Gazeta de Comunicações e Prefeitura de Santa Cruz.

Saiba mais:
Lançamento: 5 de março
Inscrições da fase local: 5 de março a 8 de abril
Triagem da fase local: 16 de abril
Fase local: 14 de maio.
Manoca Poética: 14 e 15 de maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário