Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

sábado, 12 de março de 2011

LULA RECEBERÁ 1º PRÊMIO GORBACHEV


 
 FATOS DO DIA
LULA RECEBERÁ 1º PRÊMIO GORBACHEV
MOSCOU, 11 MAR (ANSA) - O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva receberá o 1º prêmio da Fundação Gorbachev, destinado a pessoas que promovem mudanças no mundo, ao lado do cantor Bono Vox e do cineasta Steven Spielberg .
  
De acordo com um anúncio feito ontem, Lula foi agraciado com o prêmio na categoria perestroika (reestruturação) em decorrência do crescimento econômico vivido pelo Brasil durante seu governo. Também receberam o troféu neste quesito o co-fundador da World Wide Web (www) Tim Berners-Leem e o considerado "pai" da telefonia móvel, Martin Cooper.
  
As outras categorias da premiação são glasnost (transparência) e uskorenie (aceleração) e se referem às diretrizes políticas adotadas por Mikhail Gorbachev quando assumiu a presidência da União Soviética (URSS).
  
No quesito transparência, receberam o prêmio o fundados da rede televisiva CNN, Ted Turner, o diretor de Hollywood, Steven Spielberg, e o músico irlandês Bono Vox, por sua campanha em defesa do "terceiro mundo".
  
Na categoria aceleração, o troféu foi para o co-fundador do Google Serghiei Brin, o filósofo alemão Jurgen Habermas e o engenheiro queniano Evans Wadongo, que aos 18 anos projetou uma lâmpada solar para uso da população pobre nas regiões rurais de seu país.
  
Gorbachev afirmou ontem em uma cerimônia na residência do embaixador britânico em Moscou que cada um dos premiados "deu uma grande contribuição pessoal ao desenvolvimento e à transformação do mundo em que vivemos". A entrega dos troféus ocorrerá em 30 de março, em Londres. (ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário