Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

quinta-feira, 14 de julho de 2011

6ª Manoca do Canto Gaúcho está adiada para novembro.

Prezados Senhores

            Desde sua primeira edição a Manoca do Canto Gaúcho vem sendo referência na região dos vales, com relação ao nativismo gaúcho, onde realiza um festival de música nativista inédita com o objetivo de valorizar a arte e a cultura das nossas raízes através da música.
           
            É o único evento do gênero no município que tem descoberto e projetado talentos na poesia e na música. Também tem se destacado como um exemplo de organização, de hospitalidade e de qualidade musical.
Desde a 1ª Manoca os organizadores se preocuparam em eternizar as grandes composições que estiveram em seu palco, através de registros fonográficos, que hoje estão espalhados pelo Rio Grande em CDs e DVDs.

Nos orgulha assistir as imagens do festival de Santa Cruz do Sul acessadas diariamente através da rede mundial de computadores em sites de vídeos (youtube e outros), bem como, ter proporcionado a transmissão ao vivo do palco da Manoca através da internet para todo o mundo e que em uma única noite  na Fase Local, obteve mais de 5.000 acessos nas emissoras que o fizeram.
           
            O que foi destacado anteriormente já é do conhecimento de muitos, mas ainda falta para algumas pessoas se convencerem da contribuição que damos para a cultura de um povo. Quando se realiza um evento de tamanha notoriedade como este é preciso que lideranças de todas as áreas do nosso município desviem seu olhar por um momento dos eventos germânicos, que também são de grande expressão e importância, e valorizem igualmente os gaúchos/nativistas e o que estão fazendo por nossa cidade.

            Durante todos estes anos a Associação Cultural Pró Rio Grande (ASCUPR), organizadora do festival, vem realizando o mesmo com recursos próprios, de empresas locais e Prefeitura Municipal. Todos os recursos recebidos foram aplicados exclusivamente no festival, sendo que, as pessoas envolvidas com o mesmo são voluntárias não recebendo nenhum tipo de incentivo financeiro.

            Nas cinco edições do festival tivemos a oportunidade de fomentar o comércio local, o turismo e a hotelaria, além de colocar Santa Cruz do Sul em um local de destaque perante os festivais nativista do Estado.

            Todo este sucesso conquistado pela Manoca proporcionou reconhecimentos e premiações dentro e fora de nossa cidade, tanto que, o mesmo faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Santa Cruz do Sul e também no calendário de eventos da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (SETUR), onde é destacado como uma promoção da Associação Cultural Pró Rio Grande, Gazeta Grupo de Comunicações, Dom Alberto e Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul.

            O que nos levou a escrever este manifesto se deve ao fato de que este patrimônio cultural dos santacruezenses e de todos os gaúchos corre o risco de não acontecer neste ano de 2011 em sua Fase Nacional. O que é muito triste, pois, mais de 400 composições foram inscritas de diversas partes do Estado além de Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso.

Nossa primeira opção é adiar o mesmo para os dias 05 e 06 de novembro de 2011, na tentativa de reverter esta situação e proporcionar a toda comunidade mais um espetáculo de cultura, poesia e música.
           
A Fase Local do evento já aconteceu e quatro composições de Santa Cruz do Sul já estão classificadas para a Fase Nacional. Esta Fase contou com o apoio irrestrito de nossos parceiros - Dom Alberto e Grupo Gazeta de Comunicações, que continuam nos fazendo o costado para a próxima etapa.

Infelizmente até o momento para a Fase Nacional a comissão organizadora da 6ª Manoca não conta com o apoio financeiro necessário para viabilizar a execução do projeto.

            Pelo primeiro ano temos a nossa disposição apoio da Lei de Incentivo a Cultura (LIC), através da aprovação de captação de parte do projeto financeiro do evento, onde nos permite obter recursos de empresas, com abatimento no ICMS, mas que infelizmente, como o projeto foi aprovado recentemente, ainda não foi possível à captação.

            Nosso apelo é para que o Poder Público Municipal  de Santa Cruz do Sul e também as empresas locais, nos auxilie neste momento tornando possível a realização deste projeto, que tem tido grande êxito e reconhecimento não só no Rio Grande do Sul, mas em outros estados.

Nos ajude a não deixar morrer a Manoca do Canto Gaúcho, forjada com alma e essência gaúcha.

Atenciosamente,

Presidente da ASCUPR - Giovanni Muller
Secretária – Daiana Oliveira
Coordenador Geral - Rovani Morales
Coordenador Financeiro – Paulo Morales


Contatos:
Fones: (51) 9912-6154 / (51) 9619-9297
Acesse o nosso blog e conheça um pouco mais sobre a nossa história:

A triagem do festival também será adiada e os poetas que enviaram suas composições estão livres para enviá-las a outros festivais. Pedimos que nos comuniquem caso as mesmas sejam classificadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário