Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A luta sempre vale a pena

A greve dos professores, que superou 60 dias, não foi apenas a mais longa, mas também uma das mais importantes da história do magistério catarinense. Conquistou a opinião pública, as famílias e a comunidade, que ao se sensibilizar com a luta dos educadores, apoiaram incondicionalmente o movimento.
A greve, esta forma de organização historicamente tão criticada, serviu para demonstrar o descaso do Governo do Estado com a educação, que ao se negar a cumprir a Lei do Piso, mesmo depois de perder no Supremo Tribunal Federal (STF), evidenciou o desejo de continuar a política de seus antecessores, protelando o cumprimento desse direito, ao tempo que não se preparou para pagá-lo quando a justiça assim o determinasse.
Por sua vez, a greve desestabilizou o governo, questionando a falta de planejamento, que se arrasta por várias gestões, além dos desvios de finalidade das verbas da educação. Esse é o maior exemplo da irresponsabilidade pública, do atual e do ex-governador e seus secretários, que receberam os recursos do FUNDEB e usaram ilegalmente, retirando recursos da educação para dividir com os outros poderes do estado. O que acontece com o povo quando se recusa a cumprir as leis? Deveria ocorrer o mesmo para os mandatários, não é verdade?
Ele mostrou ainda um governo frágil, despreparado e igual ao seu antecessor, desrespeitoso com os direitos fundamentais da sociedade, que é o de ter uma educação pública de qualidade para todos. Não haverá futuro melhor se não houver uma educação melhor.
A greve do magistério consolidou uma conquista que já era lei, mas que o Governo do Estado se recusou a cumprir. Embora a conquista tenha sido parcial, ninguém mais pode negar o direito do Piso no início de carreira, mas, para a vitória ser completa, é preciso continuar lutando para que o Piso seja incorporado em toda a carreira.
Parabéns aos professores professoras, que enfrentaram com ousadia todas as adversidades e que colocaram a educação na pauta da sociedade. Parabéns pelo exemplo de cidadania e de coragem que vocês deram para seus alunos e para todos os catarinenses.
De cabeça erguida,
continuem na luta e
contem sempre conosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário