Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Era Vargas: Aleluia, Gretchen!

Neste sábado, 30 de Julho às 9h30, Ciclo Cinema e História para vestibulandos apresenta: 
Era Vargas: Aleluia, Gretchen! (Sylvio Back, Brasil, 1976, 118 min)

*Palestrantes: Frederico Bartz e Marcos Luft
ENTRADA FRANCA



O terceiro longa-metragem de Sylvio Back traz a marca da controvérsia política que marcaria a obra do cineasta catarinense a partir dessa saga de uma família de imigrantes alemães que fogem da Alemanha nazista e se fixam no sul do Brasil. Para mostrar as ligações da Ação Integralista Brasileira com o Terceiro Reich, ao longo de quatro décadas, o diretor recorre a uma linguagem tão polêmica e ousada quanto o próprio tema. Realizado durante a ditadura militar, em 1976, o filme permanece como um dos pontos altos na carreira de Back, que escreveu o roteiro com o futuro novelista Manoel Carlos, inspirado nas suas memórias e origens culturais. Vale destacar a ótima utilização na trilha sonora de A Cavalgada das Walkírias, de Richard Wagner, em ritmo de rock, em versão do grupo O Ter&ccedi l;o.

Sobre o projeto:

O CineBancários e a Pró Reitoria de Extensão da UFRGS promovem, sempre no primeiro e no último sábado do mês, o ciclo História no Cinema para Vestibulandos. Os filmes exibidos, com entrada franca e procedidos por palestras, abordam temas que caem na prova de História do vestibular da UFRGS.

O objetivo dos organizadores é utilizar o cinema como recurso didático para quem está se preparando para o vestibular. Como recorte temático, foram escolhidos os séculos XIX e XX, devido à grande proporção de questões de vestibular sobre esses conteúdos. Os palestrantes são graduandos, graduados, pós-graduados e professores de História da UFRGS.

Integram a programação ficções como Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, que será usado para discutir a II Guerra Mundial, a animação Valsa com Bashir, de Ari Folman, na aula sobre o Oriente Médio, e documentários, entre eles Jango, de Silvio Tendler, que será utilizado para falar sobre a República Democrática Brasileira e o Populismo.

CineBancários
Rua General Câmara, 424 - Centro POA
Fone: 34331204 / 05
Estacionamento Conveniado
cinebancarios.sindbancarios.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário