Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CUT-RS irá homenagear gaúchos que combateram a ditadura

Ato em defesa da memória, liberdade e democracia lembra os 42 anos do AI-5

Escrito por: CUT-RS

Na próxima segunda-feira, 13, a CUT-RS irá realizar um ato público em defesa da memória, liberdade e democracia, ao meio dia, na Esquina Democrática, centro da capital gaúcha. Na ocasião, a entidade prestará uma homenagem a personalidades que combateram a ditadura. A manifestação está marcada para o dia que o famigerado AI-5 (Ato Institucional nº 5), tido como o golpe dentro do golpe, completa 42 anos.
A CUT-RS entende que é fundamental lembrar aqueles que lutaram contra a ditadura militar e contribuíram para fazer do Brasil, um país livre e democrático.
O que foi o AI-5
A medida, instituída pelo general Costa e Silva em 1968, autorizava o presidente da República a decretar o recesso do Congresso Nacional, intervir nos estados e municípios, cassar mandatos parlamentares, suspender por dez anos os direitos políticos de qualquer cidadão, proibir manifestações e protestos que tivessem natureza política, e decretar o confisco de bens considerados ilícitos.
Além da extinção dos direitos democráticos, o AI-5 determinou medidas consideradas de segurança, como a liberdade vigiada e a proibição de freqüentar determinados locais. Isso permitiu aos militares expandir, em nome da segurança, a perseguição, tortura e assassinato de opositores políticos, que na época eram feitos às escondidas pelo regime.
Ato acontecerá em vários Estados
A CUT Nacional decidiu realizar a manifestação em reunião de sua Executiva Nacional, realizada dias 17 e 18 deste mês. A direção da central considerou fundamental dar uma resposta à onda de ataques da mídia e dos setores conservadores da sociedade contra a geração de brasileiros e brasileiras que, com coragem e abnegação, resistiu à ditadura, muitas vezes com o sacrifício da própria vida.
Essa campanha difamatória atingiu o auge da manipulação e da distorção histórica durante a campanha eleitoral, quando a então candidata Dilma Rousseff, agora presidente eleita do Brasil, teve seu passado de heroína do povo brasileiro desrespeitado da forma mais vil e oportunista.
Desagravar Dilma Rousseff e todos os que enfrentaram o arbítrio significa resgatar a história de lutas do povo brasileiro, para a qual a CUT se orgulha de ter contribuído. Significa também reafirmar o compromisso democrático incontornável da CUT com os valores democráticos e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Serviço:
O que: Ato em defesa da memória, liberdade e democracia
Quando: segunda-feira, 13 de dezembro, às 12h
Onde: Esquina Democrática, centro de Porto Alegre
 
Contatos:
Ceslo Woyciechowski, presidente da CUT-RS: (51) 9967.1278
Paulo Farias, secretário de comunicação da CUT-RS: (51) 9957.5944
Daiani Cerezer, assessoria de imprensa da CUT-RS: (51) 9641.0961
Renata Machado, assessoria de imprensa da CUT-RS: (51) 9983.4689

Nenhum comentário:

Postar um comentário