Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Autoridades, dirigentes sindicais e bancários prestigiam aniversário do SindBancários

A confraternização de 78 anos do SindBancários reuniu, na noite desta terça, dia 18, na Casa dos Bancários, diversas autoridades, dirigentes sindicais, bancários, convidados e funcionários. Além da apresentação do novo site, o momento contou com a abertura da exposição “Retratos da História”, que recuperou, através de 20 fotografias, episódios marcantes destas quase oito décadas de vida.

Veja as fotos na Galeria de Imagens


Entre as presenças estavam o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e o ex-presidente do SindBancários e prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Também prestigiaram os festejos a presidenta da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Sofia Cavedon, o futuro presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adão Villaverde, e o futuro presidente do Banrisul, Tulio Zamin, e o secretário-geral da CUTRS, João Batista Xavier.

O presidente do SindBancários, Juberlei Bacelo, observou que a longevidade da entidade está solidificada na luta por uma sociedade mais justa, apoiando não só a própria categoria, mas estudantes, professor, metalúrgicos, entre outros. “Nunca viramos as costas para ninguém, e aqui se produziu muitos líderes. Não estão de parabéns só os bancários, mas todos aqueles que acreditam em mundo melhor”, concluiu.

“Foi aqui que começou minha vida política e profissional”, lembrou  Tarso, que começou a carreira de advogado na entidade, durante a década e 70. Fortunati elogiou o novo site e principalmente o projeto do Arquivo Histórico, explicando a necessidade da história ser recuperado por entidades de classe. “A maior parte do nosso passado foi escrito por quem detém o poder econômico e muito pouco é lembrado pelo ponto de vista do trabalhador”, afirmou.

Já Sofia lembrou das mais diversas frentes de atuação, como a defesa do meio ambiente e o estímulo cultural. “O SindBancários foi contra a venda do Morro Santa Teresa, por exemplo. Também temos aqui um cinema, que garante o direto à cultura para todos”, afirmou. “O SindBancários representa muito bem a sua categoria e todos os trabalhadores. Esta entidade capitaneou a luta pela anistia e foi decisivo para a recuperação da cidadania e da democracia”, concluiu Vilaverde.

“Para se ter um sindicato forte, é preciso se ter uma categoria forte, como acontece com o SindBancários. Conhecemos o trabalho desta entidade e as lutas que são conduzidas aqui”, disse Xavier.

No fim, a última homenagem da noite: em coro, batendo palmas, todos os presentes cantaram um efusivo “parabéns para você” ao SindBancários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário