Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

sábado, 8 de janeiro de 2011

Em 2011 ela quer um homem com "H"



Para quem não tirou férias, acabou a mordomia. De volta ao trabalho, de volta ao buzum nosso de cada dia. E para quem não vê seu parceiro de ônibus desde o dia 30, são muitos assuntos para colocar em dia, principalmente por parte da mulherada. As duas amigas se cumprimentaram, desejaram feliz 2011 e uma disse. "E aí, me conta. Como foi a virada?" A outra arremata. "Tô solteira. Cansei de homem meia boca. Em 2011 quero um homem com H maiúsculo". E daí a conversa foi.



A mulher, acho eu com uns 30 anos, disse que queria um homem com atitude, capaz de assumir pra si algumas responsabilidades e não que ficasse esperando tudo pronto. "Sabe a pessoa que não enxerga, que não se interessa? Se bobear ele não sabe nem a diferença entre uma chave fenda e uma philips!", continuou. A outra só escutava. "Não é porque as mulheres tão em outro tempo que eles precisam deixar de fazer coisas que são de homem. Pra mim chega!"

E o diálogo continuou neste tom o caminho inteiro. Lembro que dias atrás conversava com uma colega de trabalho sobre o papel do homem na sociedade moderna. Alguns estudiosos afirmam que eles estão perdidos. Se antigamente o homem era o chefe de família, o provedor, o responsável por zelar por aqueles que gosta, hoje ele não sabe mais o que fazer.



A mulher tomou conta do espaço de tal maneira que eles ficaram deslocados, sem saber para onde ir. Talvez se justificam aí as "reclamações" da passageira. Faz pouco tempo, escutei uma palestra onde o ministrante dizia que a mãe deve ser sinônimo de amor e o pai de autoridade fraterna. Hoje em dia não se sabe mais quem manda ou quem dá a palavra final. Não é uma questão de machismo ou de autoritarismo, mas de definicação de papéis.

Quem sabe o mundo reserva uma outra revolução, mas dessa vez, masculina, capaz de amenizar a queixa das mulheres e suficiente para encontrar respostas a muitas perguntas.

Fotos: reprodução 
Por Débora Ertel   papodebuzum@gruposinos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário