Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Solidariedade ao Povo Palestino e boicote às políticas do Estado de Israel!

CUT reivindica “medidas concretas que garantam a paz na região”

Escrito por: CUT Nacional


“... Nós, trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, não podemos ficar indiferentes a esse frontal desrespeito aos direitos humanos do povo palestino. Exigimos pronunciamento de nossos governantes e pressão internacional para que se garanta a autodeterminação do povo palestino e medidas concretas que garantam a paz na região...”

Moção de solidariedade ao povo palestino aprovada no 6º congresso nacional da CUT manifesta solidariedade ao povo Palestino.


A Central Única dos Trabalhadores do Brasil – CUT reitera sua condenação às políticas de ocupação israelense do território palestino, que ignoram as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU), ferindo as normas internacionais de direitos humanos, como já expressava em seu 6º Congresso Nacional.

O texto de nossa resolução continua atual, infelizmente neste momento mais de 5,9 mil palestinos se encontram como presos políticos, nas prisões israelenses, enquanto em Jerusalém mais de 950 casas palestinas foram demolidas nos últimos 10 anos, e a construção de novas unidades habitacionais para colonos judeus se amplia diariamente sob território palestino, tudo sob a pressão dos “checkpoints” que alimentam o clima de medo constante na população palestina.

Com o avanço da ofensiva israelense, simbolizada na construção do Muro do “apartheid” e os constantes bombardeios a Gaza, exige de todos nós avanços na forma de prestar nossa solidariedade ao Povo Palestino, realizando políticas que vão além da ajuda humanitária e possam contribuir de forma relevante na construção da paz na Palestina; Desta forma conclamamos as organizações sindicais, sociais e populares a construir a campanha pelo Boicote, Desinvestimento e Sanções às políticas de ocupação do território palestino por Israel.

Lamentamos que o Brasil seja o terceiro maior consumidor de armas de Israel, que através do Plano de Estratégia Nacional de Defesa, do Ministério da Defesa do Brasil, e dos acordos de armas contribui indiretamente, com as ações de ocupação do território palestino, portanto é necessário que o governo brasileiro suspenda os atuais acordos e negociações bilaterais econômicas/militares entre o Brasil e Israel. Sendo inadmissível que o Tratado de Livre Comércio entre MERCOSUL e Israel se torne uma realidade.

Chamamos os movimentos sociais e organizações populares a construir a Conferência Nacional pela paz e solidariedade ao povo palestino, a ser realizada em nosso país, no segundo semestre de 2011.

Exigimos o respeito do direito ao retorno aos seus lares e terras fundamental para a vida do povo palestino, pela autodeterminação em construir seu Estado.

Condenamos a escalada das politicas beligerantes de Israel, incluindo o cerco desumano e ilegal a Gaza, a construção contínua de colonatos, o muro do “apartheid” e a repressão aos defensores dos direitos humanos na palestina e internacionais, incluindo o ataque brutal contra a Frota da Liberdade em 31 de Maio de 2010, com um cidadão brasileiro a bordo.

Palestina livre!

São Paulo, 28 de janeiro de 2011.

Artur Henrique da Silva Santos – Presidente Nacional da CUT

Quintino Severo – Secretário Geral da CUT

João Antonio Felício - Secretário de Relações Internacionais da CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário