Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Após divulgação do Wikileaks, governo equatoriano despacha embaixadora dos EUA

“Ao menos na América Latina acabou o colonialismo”, afirmou Rafael Correa

Escrito por: Prensa Latina

 
O presidente equatoriano, Rafael Correa, estimou que com a decisão de declarar persona non grata a embaixadora Heather Hodges haverá represálias dos Estados Unidos e assegurou que a América do Sul dará total respaldo neste caso ao Equador.
“Ao menos na América Latina acabou o colonialismo e no Equador serão encontradas dignidade e soberania”, afirmou Correa, ao considerar que terá o respaldo dos países da União de Nações Sul Americanas (Unasul).
 
Em entrevista à rádio local, na cidade de Puyo, província de Pastaza, o chefe de Estado afirmou que a embaixadora Hodges terá que sair do país por se negar a dar explicações sobre supostas mensagens de sua autoria reveladas pelo Wikileaks.
 
A representante de Washington informou ao governo que no Equador existe corrupção na Polícia e que Correa nomearia o general Jaime Hurtado como Comandante Geral do corpo, mesmo conhecendo seu comportamento suspeito.
 
A razão dele, segundo Hodges, é considerar que essa condição o faria “facilmente manipulável”. Mas, segundo Correa, essa declaração está “cheia de má fé”. Para Correa, sempre se suspeitou que a diplomata estadunidense, de extrema direita, era contrária a seu governo.
 
O presidente assegurou que não conhecia o ex-comandante da Polícia Nacional, Jaime Hurtado, que está envolvido com atos de corrupção. Ressaltou ainda que esses ataques são porque Hurtado ajudou a impedir no país as unidades policiais financiadas pela CIA e pagas pela embaixada dos Estados Unidos. Para se defender, Correa declarou ainda que é o ministro do Interior que propõe esse cargo.
 
Correa qualificou como muito grave a intromissão da diplomacia em assuntos internos, e enfatizou que as três páginas do Wikileaks possuem informações sobre sua Polícia, o que demonstra que há infiltrados nas forças de ordem.
 
O presidente classificou como vergonhoso e indignante o comportamento da embaixadora Hodges, e assegurou que se isso tivesse acontecido com a embaixada do Equador, certamente teriam expulsado o embaixador equatoriano.
 
“Que pena que estejam vigiando nossa Polícia e envolvendo o presidente da República nos casos de corrupção por culpa de uma má funcionária”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário