Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

terça-feira, 12 de abril de 2011

Lucro causa pressão inflacionária no Brasil

Escrito por: Blog do Artur Henrique

Toda a mídia tradicional agora insiste na tese de que os salários estão muito valorizados e que por isso a pressão inflacionária tende a ficar incontrolável no país.
É um discurso antigo. A teoria econômica comprova que lucros e dividendos, de bancos e empresas, são elementos que pressionam a inflação.
Que salários de altos executivos – objeto de uma matéria entusiasmada e otimista do Estadão no último domingo, na mesma edição que em páginas anteriores publicou texto que demonizava os salários dos trabalhadores – pressionam a inflação.
Por que então insistir unicamente no papel inflacionário dos salários dos trabalhadores? Ora, é uma tentativa de corrigir problemas cortando as conquistas da maioria e mantendo intactos os privilégios de poucos.
Trata-se aqui de discutir a mais valia.
De debater a sério o que o Brasil e o governo Dilma vamos fazer com a questão dos lucros. A quem os lucros estão servindo? A que projeto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário