Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Estado e União debatem políticas de acesso à cultura digital

Uma reunião no Palácio Piratini, na manhã desta sexta-feira (29), debateu as estratégias conjuntas entre Estado e União no que se refere às políticas de Cultura Digital. A proposta do Gabinete Digital e a construção das prioridades da área da cultura junto ao Plano Plurianual também estiveram em pauta.

O chefe de gabinete do governador, Vinícius Wu, reforçou a representantes do Ministério da Cultura (Minc), que as questões da área não terão uma abordagem setorial, mas se inserem como estratégia central de Governo: "Este é um eixo fundamental de nosso programa, em que compreendemos a construção das políticas culturais a partir de uma relação transversal entre Governo e sociedade". Wu explicou que o Gabinete Digital, que será lançado no dia 24 de maio, é mais uma ferramenta alinhada a uma nova visão sobre governança democrática, com estímulo à participação cidadã, por meio das redes sociais e todos os meios digitais disponíveis. Para o diretor de políticas culturais do Minc, Américo José Córdola, o Gabinete Digital pode tornar-se referência não só no Rio Grande do Sul, mas no País, a partir da possibilidade de integração e adoção de políticas similares em outros Estados.

Cultura Digital
O coordenador de Cultura Digital do Ministério da Cultura, José Murilo, detalhou os benefícios para o cidadão das políticas de cultura digital. "Uma das questões é o acesso ao conhecimento. Imagine a possibilidade de se digitalizar todos os acervos públicos, que, a partir de então, ficariam disponíveis a todos que tiverem um computador e acesso à internet", explicou Murilo.
Para que a proposta se consolide, no entanto, ele alerta que os processos de digitalização dos acervos de bibliotecas e arquivos passem a priorizar o acesso público, privilegiando a informação, a transparência e a democracia. Esse conceito, de acordo com o secretário-adjunto da Cultura, Jefferson Assumpção, deve ser aplicado na digitalização do acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). O Governo do Estado e Minc também acertaram o compromisso de construção conjunta de um alinhamento das propostas para a área de Cultura no Plano Plurianual (PPA) Federal.

Edição: Redação Palácio Piratini (3201-4305)

Nenhum comentário:

Postar um comentário