Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

terça-feira, 26 de abril de 2011

Entidades de vários países se reúnem em defesa dos direitos dos trabalhadores da Sodexo

Dia 27 às 10h haverá coletiva de imprensa no Sindicato dos Bancários

Escrito por: SEIU e Contracs


Trabalhadores da Sodexo se reúnem em São Paulo,
para debate internacional
 
De 25 a 27/04, entidades de cinco países que compõem a Aliança Global dos Trabalhadores da Sodexo se reúnem com a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços - CONTRACS/CUT, em São Paulo, para compartilhar experiências em organização de trabalhadores nos diversos países em que a empresa atua. Para encerrar, representantes das entidades estarão no Sindicato dos Bancários (Rua São Bento, 413 – Centro), para coletiva de imprensa, às 10h, traduzida para o Francês, Inglês, Espanhol e Árabe.
 
Estarão presentes a Confédération Générale du Travail (CGT-Comércio / França), a Service Employees International Union (SEIU / EUA), o Sindicato Nacional de Trabajadores de la Industria de Alimentos (Sinaltrainal / Colômbia), a Fentiabehta (República Dominicana) e a ODT (Marrocos).
 
O objetivo é unir forças na luta pelo reconhecimento internacional dos direitos dos trabalhadores da Sodexo e compartilhar experiências de formação de organização sindical. Serão discutidos mecanismos para orientar os trabalhadores ao redor do mundo sobre como fazer valer seus direitos, já que o modelo de negócio da Sodexo os mantém em condições de miséria e trabalho escravo, em ciclos aparentemente intermináveis de pobreza.
 
A Sodexo é acusada de violar, constantemente, os direitos do trabalhador. Práticas como demissões de pessoas que se organizam sindicalmente e recusa de negociações com representantes dos trabalhadores são corriqueiras nos países onde atua. Uma dos maiores empregadoras no mundo, com quase 400 mil trabalhadores, é fornecedora de serviços de subcontratação externa e de vales-alimentação a empresas públicas e privadas em todo o mundo. No Brasil, emprega mais de 10 mil pessoas.
 
Segundo a SEIU, na unidade dos Estados Unidos, a Sodexo mantém práticas abusivas, como a demissão de trabalhadores simpáticos à sindicalização, interrogatório de trabalhadores sindicalizados, imposição de novas regras de trabalho que atingem somente atividades sindicalistas, obrigatoriedade de testes de gravidez e ameaças a quem se sindicaliza.
 
Em suma, são trabalhadores atormentados, sob ameaças de demissão quando reivindicam seus direitos. As áreas de preocupação da CONTRACS/CUT giram em torno do desrespeito ao Trabalho Decente, ao diálogo social e à dignidade do trabalhador; pagamento de salários miseráveis no mundo inteiro; o não pagamento de horas extras trabalhadas; e a interferência na liberdade de sindicalização do trabalhador.
 
A programação do evento conta com o debate sobre as diferentes estratégias da Aliança nos países, discussões sobre queixas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico(OCDE), apresentação de documentos.
 
Astro de Hollywood abraça a causa
A causa da Sodexo ganhou a solidariedade do ator norte-americano Danny Glover, presidente da ONG TransAfrica, que chega em São Paulo dia 31/04, para as festividades de 1º de maio da CUT. Seu papel tem sido fundamental nas ações da Aliança Global dos Trabalhadores da Sodexo, nos Estados Unidos, tendo inclusive sido preso num protesto contra a empresa, naquele país.
 
Em janeiro, Glover entregou o relatório "Vozes para Mudança: Depoimento dos Trabalhadores de Sodexo de Cinco Países," no Fórum da TransAfrica. Documento fala do tratamento dado a trabalhadores da empresa. Segundo o ator, o relatório "conta a história de trabalhadores que caem na armadilha da pobreza, armada por uma companhia global poderosa”.
 
Participantes:
 
- SEIU (EUA): Autum Weintraub, diretor
- CGT(França): Jean-Michel Dupire, diretor de Serviço de Alimentação e Relações Internacionais CGT-Commerce;
- CONTRACS (Brasil), entidade que representa trabalhadores da Sodexo e o setor de serviços (to be confirmed);
- Sinaltrainal (Colômbia), Edgar Alberto Paez Melo and Fredy Alberto Sepulveda Pineda, membros da liderança nacional;
- Fentiahbeta (República Dominicana): Pablo de la Rosa, presidente, e Heriberto Sosa Morillo, trabalhador líder do Sitrasodexodo, entidade da Sodexo afiliada à Fentiahbeta;
- ODT (Marrocos): Mohammed A. Ennahili, presidente, and Mouharrar Noureddine, trabalhador líder da Sodexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário