Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

terça-feira, 19 de abril de 2011

Seminário lança última edição do Caderno Sempreviva no RS



A posição das mulheres no mundo do trabalho foi tema no seminário estadual que marcou o início da Jornada de Formação Feminista. Organizado pela Marcha Mundial de Mulheres, o evento contou com o apoio do SindBancários e Fetrafi-RS, outras entidades e organizações não-governamentais.

Durante o seminário foi lançada a última edição do Caderno Sempreviva. O tema desta edição do caderno é "Cuidado, trabalho e autonomia das mulheres". A produção da Sempreviva Organização Feminista enfoca um tema fundamental para o feminismo: a divisão sexual do trabalho e suas diversas formas de manifestação.

O Caderno agrega textos de Helena Hirata, Jaqueline Heinen, Bila Sorj e Adriana Fontes, foi apresentado por Tica Moreno, organizadora do volume junto com Nalu Faria. Esta edição é a primeira a trazer a licença Creative Commons, que permite sua reprodução parcial ou integral, desde que seja citada a autoria, e pode ser baixada no site da SOF.

“Temos um grande debate na SOF sobre feminismo, economia e divisão sexual do trabalho. Uma das nossas ferramentas teóricas é a economia feminista. Ela coloca a posição das mulheres na economia como objeto de estudo e debate. Abordamos temas como o trabalho doméstico, que não é reconhecido como trabalho e não é remunerado”, explica.

A diretora da Fetrafi-RS, Denise Corrêa, salienta que o caderno pode ser utilizado como subsídio em atividades de formação promovidas pelos sindicatos. "Além de constituir um importante aporte teórico para o debate sobre a posição da mulher no mundo do trabalho, esta edição pode ser distribuída diretamente às bancárias nos locais de trabalho", observa a dirigente sindical.

Como adquirir o Caderno Sempreviva

Distribuído a partir das redes constituídas pela SOF e a Marcha Mundial de Mulheres, o caderno pode ser adquirido por qualquer entidade. Os sindicatos que tiverem interesse em obter mais informações ou adquirir exemplares podem encaminhar a solicitação por e-mail para sof@sof.org.br.


*Imprensa Fetrafi-RS
Foto: Marisane Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário