Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

quinta-feira, 7 de abril de 2011

CUT solidária a Cuba contra o criminoso bloqueio

João Felício e Jacy Afonso receberam o cônsul cubano Lázaro Mendes na sede nacional

Escrito por: Leonardo Severo


Fortalecendo os laços históricos que unem a CUT-Brasil ao povo cubano, o secretário de Relações Internacionais, João Felício, e o secretário de Organização, Jacy Afonso, receberam na sede da Central, terça-feira à tarde, o cônsul de Cuba no Brasil Lázaro Mendes.
João Felício sublinhou o compromisso dos cutistas com a luta anti-imperialista, respaldando o apoio à determinação do povo cubano de encontrar caminhos que afirmem sua soberania e auto-determinação frente ao criminoso bloqueio imposto à Ilha caribenha durante décadas pelos sucessivos governos dos Estados Unidos. “É preciso fortalecer nossos canais de comunicação para que divulguem nossos avanços e experiências, a realidade dos fatos. Afinal, da mesma forma que Cuba, a CUT e todos os setores progressistas no Brasil e no mundo são alvo da campanha de desinformação midiática, que jogam contra os interesses dos nossos países e povos”, acrescentou.
INTENSA PARTICIPAÇÃO POPULAR - O cônsul cubano agradeceu pela solidariedade constante e militante dos cutistas e discorreu sobre o significado do bloqueio imposto a Cuba pelos EUA. Falou a respeito da luta do seu governo e do seu povo para manter a alta qualidade da saúde e da educação públicas. Lázaro Mendes ressaltou a riqueza e a intensidade do processo democrático de debates em curso na Ilha, onde participaram mais de sete milhões de pessoas – numa população de onze milhões. Uma das prioridades do momento, explicou, é com a soberania alimentar - pelo que estão sendo feitos importantes investimentos e parcerias – e energética, com a produção de eletricidade a partir do gás a partir de mini estações, com tecnologia canadense. Neste último ponto, informou, além da Ilha ficar menos vulnerável a um ataque estadunidense que inviabilizaria sua sobrevivência, é feita uma importante economia de petróleo.
O cônsul lembrou que hoje o Brasil é o segundo parceiro econômico na América do Sul, com comércio bilateral de 600 milhões de dólares, e que estão sendo desenvolvidas com nosso país importantes ações conjuntas no plano da medicina em solidariedade aos povos africano e haitiano.
Concluindo sua visita, Mendes reiterou o convite para que a CUT mantenha sua tradição e participe ativamente da Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que será realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, de 23 a 25 de junho.
Antes disso, no 1º de Maio, o secretário de Organização da CUT, Jacy Afonso, participará em Havana das comemorações do Dia Internacional dos Trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário