Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

terça-feira, 19 de abril de 2011

FNP e sindicatos discutem situação dos portos públicos

Carta de Laguna tirada ao final do evento destaca promoção de uma política nacional portuária, com gestão compartilhada, incluindo o respeito às leis e a democracia

Escrito por: Federação Nacional dos Portuários

A Federação Nacional dos Portuários, juntamente com os sindicatos filiados se reuniram na cidade de Laguna, Santa Catarina, nos dias 12 e 13  de abril, para o Primeiro Encontro Nacional de Trabalhadores nos Portos Públicos e Delegados. O prefeito Célio Antonio, parabenizou a iniciativa do encontro, durante discurso na Câmera Municipal de Laguna. Ressaltou ainda, a importância que o evento tem não só para a comunidade portuária, mas para toda cidade. A população de Laguna foi convidada para participar do primeiro dia do encontro.
 
O encontro teve o objetivo de debater os convênios que administram hoje os portos públicos brasileiros. Segundo a FNP, desde a extinção da portobrás (Empresa de Portos do Brasil S.A. que tinha a finalidade de realizar atividades relacionadas com a construção, administração e exploração dos portos e das vias navegáveis). Em 1996 vários portos foram repassados para Estados e municípios em formato de convênios, porém, não estão sendo respeitado fato que tem contribuído para falta de investimentos, de política de treinamento, qualificação e recursos humanos. ”Queremos organizar a pauta dos trabalhadores e apontar soluções”, disse Eduardo Guterra, presidente da FNP e vice-presidente da CNTT-CUT.
 
Marcaram presença no encontro compuseram a mesa: Prefeito da cidade de Laguna, Célio Antonio,presidente da FNP, Eduardo Guterra, Superintendente do porto de Laguna, Walter Tavares, Superintendente do porto de Itajaí, Antonio Aires, presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Glberto Barreto, presidente do Sintac, Luiz Graf, Presidente de Imbituba, José Almicar, Presidente do sindicato de Rio Grande, Rui Mendes, superintendente do porto de Rio Grande, Dirceu Lopes, Liderança sindical de São Francisco do Sul, Getúlio Silva. Representando o jurídico de Sintac Laguna, Dr. Karina Lopes, além do Diretor de Seguridade Social PORTUS e Diretor de finanças da FNP, José Camilo de Faria e o Assessor da CNTT, Carlos Silvestre.
 
A presença dos Sindicatos de Manaus, Belém, Rio de Janeiro, Recife, Itaquí, Vitória e Paranaguá reforçaram o encontro e fortaleceram os debates do dia.
 
Dando continuidade aos trabalhos, Dr. João Gelasko de Paranaguá apresentou o tema: "Os trabalhadores dos Portos Estadualizados e Municipalizados e a Negociação Coletiva". Walter Tavares apresentou a atividade do porto pesqueiro de Laguna.
 
Todos os componentes presentes no evento defenderam o modelo de gestão portuária pública, foi unânime o entendimento sobre esta questão como sendo importante a todos que exercem as atividades portuárias no país.
 
O Evento foi finalizado na cidade de Laguna, no dia 13 de Abril, onde os trabalhadores concluíram os trabalhos e elaboraram a Carta de Laguna. “A finalidade precípua desta carta é a promoção de uma política nacional portuária, onde a gestão se realize de forma compartilhada, incluindo o respeito às leis e a democracia", trecho da carta, resultado de dois dias de trabalhos. Veja aqui a Carta de Laguna

Nenhum comentário:

Postar um comentário