Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CUT-RS e CMS lançam I Fórum da Igualdade – “Uma outra comunicação é necessária”

Coletiva de imprensa ocorreu nesta quinta-feira (31) na Assembleia Legislativa do RS

Escrito por: CUT-RS

A Central Única dos Trabalhadores do RS e a Coordenação dos Movimentos Sociais do RS realizaram uma coletiva de imprensa no início da tarde desta quinta-feira, 31, para lançar o “I Fórum da Igualdade: uma outra comunicação é necessária”. O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de abril de 2011, no Auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa/RS.
 
Nesta primeira edição, o Fórum da Igualdade debaterá a democratização dos meios de comunicação e o marco regulatório.
 
A democratização da comunicação, a liberdade de expressão e o fim do monopólio dos meios de comunicação no Brasil serão temas a serem debatidos pelos painelistas. Além disso, serão discutidos temas como o marco regulatório para o setor de comunicação no país e a implantação dos Conselhos Estaduais de Comunicação.
 
Para a CUT-RS, é urgente a atualização da legislação para assegurar a liberdade de expressão e a democratização do direito à comunicação. “Estamos muito atrasados no que diz respeito à comunicação no nosso país. Temos uma legislação que data de 1962. Desde então, ocorreram profundas transformações no campo das comunicações no Brasil e no mundo e não podemos mais permanecer assim”, afirma o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski.
 
A partir de uma nova legislação, será possível construir um projeto de lei que tramite pelo Congresso Nacional, seguindo todas as instâncias legítimas e democráticas que a sociedade brasileira acata e respeita. Regulação representa desenvolvimento, informação, igualdade a diversidade regional e respeito as minorias.
 
Para tanto, a Central Única dos Trabalhadores e a Coordenação dos movimentos Sociais está convidando painelistas e debatedores de renome nacional e internacional para aprofundar o debate proposto nesta primeira edição.
 
O I Fórum da Igualdade terá 4 grandes painéis:
  • Democratização dos Meios de Comunicação e o Marco Regulatório
  • A Blogosfera Progressista e o AI-5 Digital
  • Democratização da democracia: Existe Liberdade sem Igualdade
  • Papel do Estado e os Meios de Comunicação
 
Além disso, ocorrerão oficinas autogestionárias, que debaterão:
- Mundo do trabalho e imprensa sindical
- Reformas Estruturais (política, tributária, previdenciária, urbana, agrária, …)
- 600 propostas da Conferência Nacional de Comunicação 2010
- Rádios comunitárias /Rádios WEB/Digital
- Charges
- Jornal Boca de Rua
- Implantação do Conselho Estadual de Comunicação
- A Mídia e as Mulheres: o controle social da imagem da mulher na mídia
Para mais informações, acesse:
Twitter oficial: @ForumIgualdade
Facebook: Forum da Igualdade
Participaram da coletiva de imprensa o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, José Maria Rodrigues Nunes, Superintendente de Comunicação Social da AL/RS, André Pereira, representante da Coordenação dos Movimentos Sociais, Eliane de Moura Martins, representante da Marcha Mundial de Mulheres, Nina Mattos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário