Produção cultural, eventos e festivais de música. Planejamento Estratégico e Operacional, Formação política, para sindicatos e ONGs

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Parte da história dos sindicatos no RS, Brasil e Mercosul pode ser vista no Espaço de Arte

jornais e revistas do jornalista João Batista Marçal, pesquisador e autor de mais de dez livros sobre as lutas operárias e sindicais no Rio Grande do Sul. É uma pequena amostra do material que coletou nos mais de 40 anos de estudos, entrevistas e coleta de dados sobre o assunto.

A série “1º de Maio” é uma homenagem ao Dia do Trabalho e tem abertura na segunda, dia 2, a partir das 19h. Quem visitar a exposição ainda recebe o último livro de Marçal, “Organizações Operárias: Uma História Feita de Sangue e Intolerância – História das Primeiras Entidades Organizativas de Classe”, editada com apoio do SindBancários.

O acervo de Marçal reúne principalmente publicações gaúchas, sendo a mais antiga um jornal de Pelotas de 27 de março de 1892. O jornalista possui ainda jornais e revistas brasileiras impressas a partir de 1908 e periódicos dos países do Mercosul publicados durante as ditaduras militares na America do Sul, possuindo exemplares produzidos na Europa por quem foi para o exílio.

Por ser material antigo e raro, “1º de Maio” apresenta a reprodução dos jornais através de fotografias de Jonathan Heckler. A exposição fica no Espaço de Arte da Casa dos Bancários até domingo, dia 15. O local está aberto para visitação de segunda à sexta, das 9h às 18h.

Fonte: Imprensa/SindBancários Última atualização em Qui, 28 de Abril de 2011 17:57

Nenhum comentário:

Postar um comentário